20 / Maio / 2024

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Publicadas alterações aos fundos de compensação do trabalho

19 de Dezembro de 2023 às 14:18:20

tamanho da letra:

Legislação

O diploma que altera os regimes jurídicos do Fundo de Compensação do Trabalho e do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho possibilita às empresas mobilizar, a partir do dia 1 de janeiro de 2024, verbas para outros fins, como por exemplo, a formação dos trabalhadores.

Decreto-Lei n.º 115/2023, de 15 de dezembro, reformula os objetivos do Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e altera o regime jurídico deste fundo, mas também do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT), concretizando umas das medidas do Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade. 
Em causa está a reconversão do FCT, para permitir às empresas que para ele tenham contribuído financiar a qualificação e a formação certificada dos trabalhadores, apoiar a autonomização dos jovens trabalhadores, suportando uma parte dos encargos com habitação, e investir em refeitórios e creches. É ainda possibilitado o reforço do FGCT com transferência excecional do FCT.
O diploma agora publicado estabelece a modelação dos momentos de mobilização das verbas do FCT para as finalidades para as quais este Fundo foi convertido, e extingue as obrigações de adesão e de pagamento de entregas ao FCT. 
São igualmente declarados extintos os processos contraordenacionais em curso e as dívidas relativas a valores de entregas em atraso perante o FCT, bem como os processos executivos instaurados e em curso com vista à correspondente arrecadação, e respetivos juros de mora. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.