27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Publicadas primeiras alterações ao Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios

02 de Junho de 2020 às 14:02:52

tamanho da letra:

Legislação

No dia 1 de agosto próximo, entram em vigor as primeiras alterações ao Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE), aprovado há mais de 10 anos.

O referido regulamento, que consta da Portaria n.º 1532/2008, de 29 de dezembro, contém as disposições técnicas gerais e específicas de SCIE referentes às condições exteriores comuns, às condições de comportamento ao fogo, isolamento e proteção, às condições de evacuação, às condições das instalações técnicas, às condições dos equipamentos e sistemas de segurança e às condições de autoproteção, em execução do disposto no Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).
Agora, a Portaria n.º 135/2020, de 2 de junho, vem, por um lado, “adequar os requisitos técnicos relativos a vias de acesso e acessibilidades às fachadas, a disponibilidade de água, a vias de evacuação, a sistemas de deteção de incêndio, a redes de combate a incêndio e às exigências de reação e resistência ao fogo de materiais e elementos de construção”.
Por outro lado, o novo diploma vem atribuir um tratamento particular aos recintos itinerantes ou provisórios, uma vez que se verificou que “a aplicação do referido regime jurídico é desadequada e excessivamente regulamentada, dadas as características próprias destes espaços”.
Por fim, o novo diploma

procura “adequar as exigências relativas às medidas de autoproteção, através da flexibilização da organização de segurança, bem como da clarificação de conceitos”.





 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.