26 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Post Scriptum 70 reabilita edifício da mítica livraria Leitura para habitação

15 de Setembro de 2020 às 09:03:43

tamanho da letra:

Notícias

O edifício que viu nascer a icónica livraria Leitura, situado na esquina das ruas de Ceuta e de José Falcão, no centro do Porto, vai dar lugar a um projeto residencial, o Post Scriptum 70.

O projeto de reabilitação pretende, não só homenagear a memória histórica deste edifício, que foi ponto incontornável da cena literária da cidade e do país desde meados do século XX, como a sua herança arquitetónica. Situado nos números 70 a 78 da rua de Ceuta e no número 70 da rua de José Falcão, o imóvel constitui, do ponto de vista arquitetónico, uma importante manifestação do movimento moderno na cidade do Porto, de que a própria rua de Ceuta é um exemplo. 
Post Scriptum 70 vai integrar 25 apartamentos de tipologias T0, T0+1, T1 e T2, com áreas entre os 29 e os 101 m2, incluindo algumas unidades com áreas exteriores. Os preços dos apartamentos partem de 145.000 euros. O processo de venda das unidades tem hoje início pela mão da JLL e da Predibisa, em regime de co-exclusividade. 
Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, comenta que “o Post Scriptum é um projeto de reabilitação urbana de excelência, com várias tipologias, ideal para habitar ou investir. Situa-se numa zona do coração do Porto que tem hoje uma nova vida, mas que continua a manter o carisma e a história da cidade, que está bem marcada na arquitetura e na oferta cultural. Esta dualidade está bem presente preservando e valorizando um edifício histórico, ao mesmo tempo que lhe confere o que de mais moderno existe na habitação atual”.
Para António Magalhães, Senior Director da Predibisa, “este é mais um projeto de reabilitação urbana na Baixa do Porto com uma forte personalidade, tal como todos os projetos originais do Arquiteto Mário Bonito. Implantado numa zona carismática da cidade, entre as ruas de Ceuta e de José Falcão, está envolto por uma oferta ampla de comércio e serviços. O Post Scriptum 70 incorpora todo o simbolismo de uma zona histórica, que mistura memória com contemporaneidade”. Por outro lado, realça o responsável,“esta comercialização é um investimento seguro, que poderá significar uma elevada procura, não só em função da localização prime, como pela excelência do projeto em si.”
Recorde-se que o eixo entre a rua de Ceuta e a rua de José Falcão, próxima de pontos da cidade como a Cedofeita, a Avenida dos Aliados ou a Baixa, tem vindo a ganhar nova vida nos roteiros urbanos do Porto ao longo dos últimos anos, com a abertura de diversos bares, cafés e restaurantes, além de novos espaços conceptuais de retalho. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.