27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CRIL em pleno funcionamento no fim-de-semana

15 de Abril de 2011 por Lurdes Neto às 13:42:42

tamanho da letra:

Notícias

Quatro décadas após a decisão da sua construção e duas depois de se terem iniciado as obras, a CRIL é inaugurada este fim-de-semana.

A circular, cujas obras finais, nomeadamente no troço Buraca/Pontinha, estiveram a cargo da Bento Pedroso Construções, abre finalmente ao trânsito em toda a sua extensão no dia 17 de Abril, passando a ligar Sacavém e Algés, distantes em 21 km, e atravessando os concelhos de Loures, Odivelas, Lisboa, Amadora e Oeiras ao longo de sete nós, em apenas 13 minutos.

 

Comemorações

 

Um dia antes, sábado, 16 de Abril, o ponto final nesta obra, que absorveu só naquele último troço, com cerca de 3,6 km, e no trecho do IC 16, entre o Nó da Pontinha e a Rotunda de Benfica, numa extensão de cerca de 770 m, perto de 117 milhões de euros e que foi alvo de uma acesa polémica em virtude do seu traçado atravessar zonas residenciais consolidadas e colidir, inclusivamente, com património nacional, será comemorado pela população que é convidada pela EP-Estradas de Portugal e pelas colectividades dos municípios envolvidos a caminhar, correr ou, até, andar de skate entre a Buraca e a Pontinha, actividades a que se junta, conforme comunicado do Ministério das Obras Públicas, Transporte e das Comunicações, o secretário de Estado Adjunto, Paulo Campos.
No domingo, 17 de Abril, será a vez de os automobilistas experimentarem a via na sua totalidade.
A EP estima que passem a circular diariamente na CRIL cerca de 100 mil automóveis, com o trânsito a ser agora desviado de outras vias, tais como a 2.ª Circular e o Eixo Norte-Sul. Em 2029 o fluxo de tráfego diário previsto ultrapassará, segundo a empresa pública, os 133 mil veículos.



 

Comentários 1 Comentários

Anónimo 09 de Maio de 2011 ás 17:24:02

Até que enfim!!!

Finalmente! Eu pensava que chegava à idade da reforma e que ainda passava no final do IC19 com as placas a dizer "Cril - túnel com trânsito cortado"... Bem, demorou mas ficou concluída... e por experiência própria só veio melhorar.. o trânsito flui muito melhor, pelo menos para quem circula no IC19.

Responder a este comentário

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.