25 / Fevereiro / 2021

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Garcia Garcia entrega projeto de design and build de unidade industrial à Robobeck

05 de Janeiro de 2021 às 12:22:56

tamanho da letra:

Empresas

A Garcia Garcia foi selecionada pela Robobeck, empresa especializada em robots de remoção de alta velocidade e soluções de automatização para moldes por injeção, para conceber e executar o seu novo edifício industrial, localizado no Parque Industrial da Pousa, Barcelos.

A construtora especializada no design and build de edifícios industriais e logísticos é responsável pelo processo integral da nova unidade, cujo investimento permitirá à Robobeck incrementar o aumento da sua capacidade produtiva, com a criação de 60 postos de trabalho. e impulsionar o seu acesso aos mercados da Europa e da América do Sul.

Funcionalidade e flexibilidade como vetores do projeto

Com conclusão prevista para este mês e após seis meses de trabalhos, o novo edifício industrial da Robobeck “destaca-se pela sua modernidade estética e prima por traços simples e linhas claras. O projeto previu uma formalização uniforme da volumetria do edifício, rasgada por apontamentos que remetem para o reflexo identitário da marca Beck Automation, que, aquando da instalação da sua primeira filial em Portugal, adotou a designação de Robobeck Unipessoal, Lda. 
Em termos funcionais, o edifício será constituído por um único bloco, dividido em duas áreas: produção e áreas administrativas/sociais. Concebida integralmente sem obstáculos físicos, a área de produção permitirá à empresa uma maior flexibilidade e agilidade nos processos produtivos. Este formato permite também uma maior versatilidade do espaço, facilitando a alteração da disposição de máquinas e postos de trabalho, explica-se em comunicado. A nova unidade dispõe ainda de uma área social que se estende até ao exterior, que tem como fim a realização de eventos organizacionais. 
Relativamente aos desafios inerentes à obra, o reduzido prazo de execução (seis meses) representou um dos principais. Para tal, “foi necessário desenvolver um rigoroso processo de planeamento e de coordenação de atividades, assim como o recurso quase integral a soluções pré-fabricadas”, adianta-se no mesmo comunicado. 
Outro aspeto relevante do projeto é o facto de o edifício estar equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental e diminuir a fatura energética 
A Robobeck pertence à Beck Automation, que existe desde 1934 e está sediada na Suíça. Atua a nível global, sendo especialista em tecnologia de automação assume um papel pioneiro na robótica de alta tecnologia, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de parceiros qualificados e tecnológicos para a indústria de plásticos. É detentora de uma rede de representantes em quase todos os continentes. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.