27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Martifer inaugurou parque solar em Cabo Verde de 19 milhões de euros

05 de Novembro de 2010

tamanho da letra:

Empresas

O grupo português Martifer, que integra a Mota-Engil, inaugurou recentemente o segundo parque solar fotovoltaico na Cidade da Praia, em Cabo Verde. O investimento ascende a cerca

O grupo português Martifer, que integra a Mota-Engil, inaugurou recentemente o segundo parque solar fotovoltaico na Cidade da Praia, em Cabo Verde. O investimento ascende a cerca de 19 milhões de euros.

No final da inauguração, o administrador da Martifer, Jorge Martins, afirmou que Cabo Verde passa a ser, assim, uma referência em África na área das energias renováveis.
Recorde-se no no inicio do passado mês de Outubro, o grupo tinha inaugurado um outro parque na Ilha do Sal.
Jorge Martins regozijou-se também por as duas centrais fotovoltaicas terem sido construídas em apenas seis meses - a primeira pedra da central do Palmarejo, Cidade da Praia, foi lançada a 15 de Abril último -, recordando que as dificuldades logísticas não impediram a construção em tempo recorde.
A obra teve um custo global de 18,7 milhões de euros e ocupa uma área total de 13 hectares na zona do Palmarejo, um novo bairro da Cidade da Praia, permitindo uma potência instalada de cinco megawatts.
Conforme já referido, no início de Outubro, a mesma empresa inaugurou idêntico parque na ilha do Sal, onde ocupa uma área de 9,75 hectares e tem uma potência de 2,5 megawatts, havendo ainda a possibilidade de ampliação em mais 2,5 megawatts até 2014.
As duas centrais que a Martifer instalou irão assegurar a produção de cerca de 4 por cento da electricidade total produzida em todo o arquipélago.
As obras foram executadas no quadro da linha de crédito disponibilizada por Portugal, no valor de 100 milhões de euros, para projectos de energias renováveis em Cabo Verde.

Novos parques fotovoltaicos em Itália

Já no sul de Itália, a Martifer Solar iniciou a construção de dois novos parques solares fotovoltaicos. Estes parques têm uma potência pico de 1,6 e 1,45 MW e serão exploradas por duas empresas subsidiárias de Infrastrutture S.p.a e Hergo Sun Srl.
A instalação de 1,6 MW será construída sobre estruturas fixas, enquanto o parque de 1,45 MW será instalado com seguidores mono-axiais.
Os novos parques produzirão energia suficiente para abastecer 1.450 famílias de quatro elementos, evitando, em 20 anos, a emissão para a atmosfera de 55.000 toneladas de CO2, o principal agente responsável pelo efeito de estufa. A área total dos dois parques será de 10 hectares.
“Com estes novos parques aumentamos para mais de 9 MW a capacidade instalada para a Infrastrutture Spa em 2010 em Itália, fortalecendo uma excelente relação estabelecida durante o ano e confirmando as expectativas futuras de cooperação entre as duas empresas”, refere Pedro Pereira, Country Manager da Martifer Solar no país.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.