27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Garcia Garcia transforma antigas instalações do Arco Têxtil em novo Retail Center

20 de Fevereiro de 2024 às 16:02:00

tamanho da letra:

Empresas

A Garcia Garcia é a construtora responsável pelo projeto de Design & Build, com intervenção ao nível da arquitetura, engenharia e execução da obra, do novo Retail Center de Santo Tirso.

O novo Retail Center resulta da requalificação das antigas instalações do Arco Têxtil e vai contar com seis novas lojas, totalizando uma área de 6.600 m² e mais de 150 lugares de estacionamento, tendo abertura prevista para o final de abril.
O empreendimento localiza-se no centro de Santo Tirso, nas proximidades do tribunal e da estação de camionagem e insere-se numa zona em forte desenvolvimento, com instalação de novos espaços de comércio e serviços. Na mesma área está também previsto um projeto habitacional para finais de 2024. 
Ao nível da arquitetura, “o projeto vai buscar inspiração às antigas fábricas, com linhas sóbrias onde se destaca o shed industrial, por forma a manter os traços originais e respeitando a estética histórica do local”, refere-se em comunicado.
Fundada em fevereiro de 1923, a Arco Têxtil foi uma das maiores e mais importantes indústrias têxteis do Vale do Ave. Exportava a esmagadora maioria da sua produção, tendo chegado a empregar 1.500 pessoas. O complexo industrial do Arco Têxtil, situado no coração da cidade de Santo Tirso, ocupava uma área superior a 10 hectares, com vários edifícios industriais, a grande maioria construídos pela Garcia Garcia nas últimas décadas do século XX.
Em 2022, aquela construtora nacional instalou-se no renovado edifício de escritórios da antiga Fábrica do Arco Têxtil, construído há décadas pela própria Garcia Garcia, cujas origens remontam a Vila das Aves, Santo Tirso. 




Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.