27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Antiga Fábrica do Prado vai dar lugar a condomínio residencial

17 de Fevereiro de 2022 às 12:33:28

tamanho da letra:

Notícias

Depois de 20 anos votada ao abandono, a Antiga Fábrica do Prado vai ganhar uma nova vida pela mão da promotora imobiliária Qualive, que, a partir de um projeto de reabilitação da sua subsidiária de arquitetura e design Q.Arch, está a transformar este património industrial num condomínio residencial.

Concebido a pensar nas famílias e profissionais que ambicionam viver a dois passos da praia sem perder as vantagens da proximidade ao centro da cidade, vão nascer 30 apartamentos que chegam agora ao mercado através da JLL e da Predibisa.
Localizado no coração de Matosinhos Sul, a duas ruas de distância do oceano, este edifício industrial acolheu durante várias décadas a antiga fábrica de conservas Prado, que aí laborou desde a sua fundação em 1934 até ao encerramento no início da década de 2000. Honrando este legado e a importância histórica do edifício, além de perpetuar o nome da «Antiga Fábrica do Prado», este projeto de reabilitação irá também manter a forte identidade industrial do seu passado fabril. Evocando antigas técnicas construtivas portuguesas tipicamente encontradas em instalações industriais, mas recorrendo às mais modernas técnicas e soluções do século XXI, vão ser recriados alguns dos elementos mais marcantes do passado do edifício, como paredes de alvenaria em tijolo vermelho e tetos abobadados com vigas preenchidas em arcos de tijolo, bem como as antigas caixilharias e grelhas exteriores.
O projeto de reabilitação irá manter a fachada original da fábrica, adicionando jardins nas alas sul, este e oeste do edifício. A intervenção irá reconfigurar os interiores do edifício, sendo ali criados 30 novos apartamentos com tipologias T1 a T5, que terão em comum as vistas para os jardins interiores e partilharão o acesso a um espaço de coworking, ginásio, estacionamento e piscina.
Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, refere que “a Antiga Fábrica do Prado conjuga muito bem a identidade industrial original do edifício com uma arquitetura contemporânea, ao mesmo tempo que devolve um legado histórico à cidade. Além disso, tem uma localização privilegiada, próxima do mar e de uma vasta rede de comércio e pontos de lazer de referência, sem perder a vantagem de estar perto do centro do Porto. É uma excelente oportunidade de habitação, tanto para profissionais que abraçam o trabalho remoto, como para as jovens famílias que procuram as melhores condições para criar os seus filhos num estilo de vida ativo”.
Já para Ana Jordão, responsável pelo departamento de empreendimentos da Predibisa, “este é um projeto que concilia o passado histórico da indústria conserveira com a contemporaneidade da arquitetura de Matosinhos. O resultado final surpreende com um empreendimento atrativo e atual, quer pelas características de condomínio fechado com zonas exteriores e piscinas privativas, quer pela escolha singular dos materiais. A sua localização privilegiada, junto ao mar e ao Parque da Cidade, assegurará uma excelente qualidade de vida às famílias ativas num refúgio cosmopolita e exclusivo”, conclui.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.