22 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

GBH 18 V-EC Professional da Bosch assegura travessia sobre corda nas cataratas mais altas do mundo

23 de Agosto de 2013 por Lurdes Neto às 11:46:25

tamanho da letra:

Equipamentos

A Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais acaba de testar o seu martelo perfurador sem fio GBH 18 V-EC num desafio extremo: a primeira travessia sobre uma corda bamba nas cataratas mais altas do mundo, o Salto Ángel, na Venezuela.

Na expedição, protagonizada pelo recordista mundial suíço de funambulismo, Bernhard Witz, o martelo perfurador sem fio Bosch GBH 18 V-EC Professional foi responsável pela fixação, na massa rochosa, da corda sobre a qual se realizou a travessia.
A Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais, que apresentou recentemente o seu martelo perfurador sem fio GBH 18 V-EC Professional equipado com a nova geração de baterias de 4.0 Ah, que lhe possibilitam, assim, 35% mais autonomia que o seu modelo anterior, acompanhou a aventura numa das mais altas e maiores montanhas do planeta.
Na chegada ao Salto Ángel, a equipa começou por escolher o local perfeito para fixar a corda, uma fita em plástico com apenas 2,5 cm de largura.
A decisão recaiu em dois rochedos que emolduram as cataratas, à direita e à esquerda. Uma vez que as condições no local não permitem uma fixação com cunhas, foi necessário fazer inúmeros furos na rocha.
Face à escassez de tempo e à necessidade de poupar esforços, o GBH 18 V-EC Professional da Bosch, que apresenta um design compacto, sendo fácil de trabalhar em áreas de difícil acesso ou acima do nível da cabeça, e que, além disso, pesa 2,6 kg, pôde demonstrar as suas aptidões. "A ferramenta é leve e, ainda assim, eficiente", disse na ocasião Bernhard Witz acerca da sua escolha. "A massa rochosa do Salto Ángel é composta por quarzita altamente ferrosa, pelo que é necessária uma ferramenta potente com uma grande capacidade de bateria", explicou o equilibrista.
A propósito, refira-se que o GBH 18 V-EC Professional atinge uma intensidade de impacto individual de 1,7 Joule. A eficácia do martelo perfurador deve-se “sobretudo” ao motor EC da Bosch (sem escovas de carvão) com um grau de eficácia de 80%, enquanto os motores elétricos DC convencionais atingem apenas entre 60 e 70%. No que se refere aos acessórios, Bernhard Witz escolheu a broca para martelo SDS-plus-7 da Bosch, que apresenta “o menor desgaste e a maior capacidade de perfuração”.
"Tanto acima do nível da cabeça como no cabo suspenso, o formato compacto do martelo perfurador sem fio é uma grande ajuda", resume Bernhard Witz acerca da utilização da ferramenta.
Com a corda já instalada, Bernhard Witz caminhou sobre ela 25 m para a ida, 25 m para o regresso, a uma altura de 807 m do solo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.