29 / Maio / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Roca apresenta coleção de torneiras Nu

26 de Março de 2024 às 15:54:23

tamanho da letra:

Materiais

O catálogo de torneiras da Roca foi complementado com Nu, uma coleção colorida criada pela designer espanhola Inma Bermúdez, vencedora de dois prémios de design: o Monocle Design Awards, na categoria “Best in the Bathroom”, em 2023, e o Red Dot, na categoria “Product Design”.

Apresentada em fevereiro de 2023 na ISH, em Frankfurt, a coleção oferece inúmeras possibilidades graças à presença de três manípulos diferentes, uma paleta de cores vivas e uma variedade de formas e tamanhos que permitem criar um espaço de banho totalmente personalizado.
A coleção apresenta seis cores brilhantes, inspiradas no ADN mediterrânico da Roca: verde, azul, amarelo, preto, branco e cromado. Nas palavras de Inma Bermúdez, “a nossa primeira inspiração foram as casas caiadas mediterrânicas com as suas portas azuis, verdes ou vermelhas. Depois, questionando a coleção Tura (concebida por Andreu Carulla), que girava em torno da arquitetura de Barcelona, considerámos que também se podia fazer a ligação aos pavimentos de mosaico dos edifícios modernos com as suas cores elegantes. Queríamos cores saturadas, nada de pastéis, queríamos cores que gritassem ‘estamos aqui’. O acabamento brilhante era também uma proposta importante, algo que não fosse nada tímido, algo inovador e diferente”. 
Além disso, a coleção conta com três manípulos diferentes — Pin, Dome e Stripes —, cujo corpo tem um diâmetro de 35 milímetros, o mais fino da Roca até à data. Conseguir um design tão inovador foi o maior desafio que Inma Bermúdez enfrentou. “Na área das torneiras, é muito difícil inovar porque existem muitas restrições técnicas e é tudo medido ao milímetro, razão pela qual as torneiras acabam por ser quase todas muito parecidas. Por este motivo, foi o mais complicado: criar peças diferentes que possam ser fabricadas e permitam uma produção diferente”, afirma a artista, em comunicado.
Cada modelo tem as suas próprias caraterísticas: Dome abraça a sua forma arquitetónica arredondada, com contornos suaves e, ao mesmo tempo, orgânica e forte. Baseado nos botões com ranhuras dos antigos aparelhos de som, Stripes combina a simplicidade do seu formato cilíndrico com o toque mais decorativo da sua superfície com nervuras e textura. Por último, o manípulo alongado e fino de Pin confere-lhe uma forma que se assemelha a uma ave.
Os pontos vermelho e azul, que indicam quente e frio, respetivamente, foram discretamente colocados por baixo dos manípulos, de forma que, quando a torneira estiver ligada, o design crie um rosto sorridente. Inma Bermúdez explica: “Todos reparam que forma um sorriso. Tentamos que os produtos comuniquem de alguma forma, porque queremos que os objetos tenham alma. Queremos tornar as coisas fáceis e bonitas, e se conseguirmos fazer o utilizador sorrir, ainda melhor”. 
Seguindo o compromisso da Roca no que respeita ao ambiente, com o perlator oculto no interior da torneira e a aplicação do sistema Cold Start, o design de Nu permite reduzir o caudal de água em todas as utilizações, assim como evitar emissões desnecessárias de CO2. Em relação às embalagens e ao transporte, foram eliminados os plásticos de utilização única e a produção é realizada na Europa, para ajudar a reduzir a sua pegada de carbono global. 
Os seis acabamentos estão disponíveis nas versões para lavatório. Nas restantes versões, as torneiras estão disponíveis em duas cores (cromado e preto titânio).

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.