27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Sistema intumescente da CIN com certificação de durabilidade superior a 25 anos

15 de Dezembro de 2022 às 11:38:22

tamanho da letra:

Materiais

Pioneira no mercado da proteção anticorrosiva e passiva contra o fogo, a CIN apresenta um sistema certificado para ambiente de corrosividade C3 com durabilidade superior a 25 anos, condições que coincidem para as categorias de corrosividade C5 com durabilidade média e C4 com durabilidade alta.

Os ensaios foram aprovados por um laboratório externo credenciado, que certificou que a atuação do intumescente C-THERM® S100 se mantém inalterada mesmo após os ensaios de envelhecimento sob condições especificadas na norma ISO 12944-6:2017.
“São várias as obras de engenharia e arquitetura cuja beleza e estética resultam de uma estrutura de aço exposto de design moderno e arrojado: aeroportos, estádios desportivos, grandes centros comerciais, escolas e arranha-céus, locais que, pela sua utilidade pública e lúdica, concentram muitas pessoas no seu interior. Mas, se um incêndio deflagrar, o potencial de desastre nesses edifícios de alta ocupação é preocupante e assustador. Nestas situações, uma estrutura de aço não protegido pode atingir, em alguns minutos, a temperatura crítica que causa a perda de estabilidade e consequente colapso”, explica-se em comunicado. 
Jorge Paiva, Gestor de Produto da CIN Performance Coatings, afirma que “a marca trabalha diariamente para a inovação do setor e, para isso, é fundamental entendermos as dificuldades e necessidades do mercado. A CIN detetou a necessidade de certificar a durabilidade e segurança do seu sistema intumescente, combinando simultaneamente a proteção anticorrosiva e a proteção passiva contra incêndios para estruturas metálicas, com base nas principais normas vigentes, dois eixos fundamentais para assegurar a sua estabilidade.”
Com inúmeras vantagens de utilização no setor da Construção, a proteção adequada do aço é uma necessidade conhecida, quer pela sua tendência à corrosão, quer pelo facto de perder estabilidade, quando sujeito a altas temperaturas.
Os mais de 20 anos de experiência da CIN na área da proteção passiva contra o fogo culminam no aumento da durabilidade destas mesmas estruturas metálicas, acrescenta-se no referido comunicado  
A CIN Performance Coatings é especialista na área dos produtos intumescentes, com uma gama de produtos de elevada reputação internacional: os C-THERM®, estando presente em todo mundo, em muitas e conceituadas obras de engenharia e arquitetura: Palácio das Artes, Espanha (2005); Torre Agbar, Espanha (2005); Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Portugal (2010); Centro Lúdico e Comercial Las Arenas, Espanha (2011); Douro Marina, Portugal (2013); Terminal de Cruzeiros do Porto Leixões, Portugal (2015); Centro de Convenções Ágora, Colômbia (2018); Aqwa Corporate, Brasil (2018); Torre Atrio, Colômbia (2019); Pavilhão de Portugal – Universidade de Lisboa, Portugal (2020); Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, Portugal (2021).
Dos produtos da CIN Performance Coatings com certificação de longa durabilidade destacam-se os seguintes:
- C-Pox® Primer ZP230 FD, um primário epóxi poliamida pigmentado com fosfato de zinco que proporciona protecção anticorrosiva de elevado desempenho de estruturas metálicas, em aplicações industriais ou em estaleiro. Aplicado numa única demão, C-POX PRIMER ZP230 FD confere protecção anticorrosiva de alta durabilidade para categoria de corrosividade C4, segundo a norma europeia ISO 12944;
- C-Therm® S100, um revestimento acrílico intumescente para proteção passiva contra o fogo celulósico de estruturas metálicas, para interior e exterior, desde que combinado com o acabamento apropriado. Formulado para expandir quando exposto a elevadas temperaturas, C-THERM S100 produz uma espuma com muito baixa condutividade térmica que lhe confere excelentes propriedades isolantes até 120 minutos;
- C-Thane® S350, um esmalte de poliuretano com excelente desempenho em exterior. Recomendado para a proteção anticorrosiva de estruturas metálicas em ambientes agressivos, está certificado como acabamento em sistemas de pintura certificados de acordo com as partes 5 e 6 da norma europeia ISO 12944. Com excelente resistência à intempérie, comprovada em ensaios de envelhecimento acelerado QUV-A, C-THANE S350 demonstra excelente retenção de cor e brilho, quando exposto a ciclos de radiação UVA e condensação, mesmo após 6000 horas de ensaio. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.