27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Obra da Gabriel Couto em destaque no Dia Mundial da Segurança

02 de Maio de 2023 às 16:09:25

tamanho da letra:

Empresas

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) selecionou a empreitada da EN 14- Maia (Nó do Jumbo) e Interface Rodoferroviário da Trofa, uma obra a cargo da Gabriel Couto, para comemorar em Portugal o Dia Mundial das Segurança e Saúde no Trabalho.

Na opinião dos inspetores da ACT, Amélia Silva e Daniel Silva, o local escolhido para esta iniciativa deve-se ao facto de esta obra de elevada envergadura, e com alguns riscos, “estar a decorrer sem sinistros”, refere-se em comunicado, onde se acrescenta, ainda assim, que nunca é demais abordar o tema “um ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental no trabalho” junto dos que ali trabalham. 
Para além da ACT, estiveram presentes na cerimónia Pedro Caetano, gestor de empreendimentos das Infraestruturas de Portugal (IP), o supervisor da segurança, João Batista, e, pela parte do construtor, Gabriel Couto, João Morgado e José Rio, responsável no terreno pela obra.
Foi efetuada uma campanha de sensibilização junto dos 220 trabalhadores que laboram nesta empreitada e que teve início em março do ano transato.
“A Gabriel Couto, aos longo dos seus 75 anos de existência, tem investido, e muito, tanto a nível interno como internacional, em todas as vertentes na segurança dos seus colaboradores”, afirmou na ocasião Carlos Couto, CEO da construtora minhota.
No final da cerimónia, para assinalar as boas práticas de segurança, no presente e futuro, a Gabriel Couto entregou um folheto informativo e uma pequena lembrança (porta-chaves com forma de capacete de proteção) a todos os trabalhadores que laboram na EN 14.
Recorde-se que esta empreitada, no valor de 32 milhões de euros e que foi entregue à construtora de VN de Famalicão, está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 
A decorrer a bom ritmo, estra infraestrutura de importância vital para a Maia, Trofa e VN de Famalicão, corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros. 
As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações: na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça; na atual EN14, localidade de Lantemil, e no Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.
No que respeita a obras de arte correntes, estão a ser construídas quatro passagens superiores, uma das quais pedonal, e duas passagens agrícolas.
Relativamente a obras de arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte, numa extensão total de 2.000 metros: viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros; viaduto de Vilares, com 264 metros; viaduto das Covas, com 180 metros; viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros; e a Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.
Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os nós, e respetivas rotundas, serão dotados de iluminação.



 
 


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.