26 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Casais celebra 65 anos com foco na sustentabilidade, inovação e transferência tecnológica no Setor

23 de Maio de 2023 às 15:39:31

tamanho da letra:

Empresas

O Grupo Casais comemora hoje o seu 65 º aniversário e, para celebrar a data, promove no dia 24 de maio, em conjunto com a Fundação Mestre Casais e no âmbito da 6ª edição da Semana da Economia de Braga, a conferência "Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção".

Fonte: Facebook do Grupo Casais

A iniciativa tem lugar no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, às 15 horas, numa altura em que o Grupo Casais investe na digitalização do negócio e dos processos construtivos essenciais para atingir mais eficácia e produtividade nas operações e um crescimento previsto de pelo menos 15% em 2023. 
Na conferência participam o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, e José Gomes Mendes, presidente executivo da Fundação Mestre Casais, que fará a a moderação do painel. Os restantes oradores são Luis Simões da Silva, professor catedrático de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, Helena Silva, chief technology officer do CEiiA, Marco Sousa, diretor do Gabinete de Propriedade Intelectual (Patentes) da TecMinho, e José Oliveira, Innovation Projects Coordinator da Bosch.  
Além de promover esta conferência, o Grupo Casais participa ainda com um stand na Mostra Empresarial da Semana de Economia. A partir das 17h30 de dia 23, até dia 25, o espaço está aberto a visitas, para quem queira saber mais sobre o grupo ou sobre a forma como a companhia aposta na inovação e na tecnologia, a favor da sustentabilidade e de práticas compatíveis com a construção a custos controlados.

Parede de aquecimento inteligente

Como pano de fundo desta conferência está o recente anúncio, feito pela empresa internacional The Warming Surfaces, de uma parceria para a produção da primeira parede de aquecimento inteligente do mundo. Esta parceria inclui o Grupo Casais e a Surforma, produtor de laminados, e o conceito ganhou, na passada semana, um prémio de inovação na feira mundial de produção de mobiliário e design de interiores, a Interzum, em Colónia, Alemanha. 
A propósito desta distinção, Cristina Maia, gestora de E-commerce, sublinha que "a sustentabilidade e a digitalização estão no centro de todos os principais desenvolvimentos do Grupo Casais. Edifícios e materiais de construção saudáveis significam pessoas saudáveis. Em linha com estes objetivos, vemos uma vasta gama de utilizações para as superfícies de aquecimento digital Halia™, apresentados recentemente na Interzum, como por exemplo, o seu fator de forma leve e fino presta-se a edifícios modulares, elementos interiores não estacionários, bem como locais de renovação complexos".

Quadro elétrico Quadrina reconhecido nos Prémios Inovação Tektónica

Também muito recentemente, no início deste mês, o quadro elétrico portátil da Quadrina, empresa do Grupo Casais, foi reconhecido com uma menção honrosa dos Prémios Inovação na Tektónica. Trata-se de um quadro elétrico de distribuição portátil de energia e wifi, capaz de levar energia e internet a qualquer lugar, de forma eficiente e sem quebras.  

Blufab, unidade pioneira em construção off-site sustentável

Tudo isto num mês que começou com a visita do Primeiro-Ministro, António Costa à Blufab, a unidade de construção off-site do Grupo Casais que apresenta “soluções de construção mais eficientes, mais sustentáveis e com menos consumo de recursos. É uma solução construtiva capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional. Permite ainda mitigar a escassez das matérias-primas e da mão de obra do setor, ao mesmo tempo que contribui para a redução do prazo de licenciamento dos projetos e da construção”, refere-se em comunicado.
ara o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, “a inovação no setor da construção deixou de ser opcional, é antes uma realidade obrigatória e essencial para o crescimento das empresas. Por isso, a melhor forma de celebrarmos uma história rica em desenvolvimento é continuarmos a criar o futuro da construção, em todas as suas dimensões, económica, social e ambiental”.





 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.