01 / Dezembro / 2022

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Iberis entra no capital da Carmo Wood para reforçar investimento em novas aquisições e na internacionalização da empresa

27 de Setembro de 2022 às 17:15:32

tamanho da letra:

Empresas

A gestora de fundos de private equity e venture capital Iberis Capital passou a deter, em conjunto com um co-investidor, 20% do capital da Carmo Wood, empresa portuguesa de madeiras tratadas.

Fundada pela família Milne e Carmo, que mantém o controlo maioritário da companhia, com 80% do capital, a Carmo Wood entra agora num novo estágio de expansão, “focado no investimento de novas aquisições que permitam acelerar o crescimento sustentado da empresa”, afirma-se em comunicado.
A nova estrutura acionista da Carmo Wood pretende também “dinamizar o estágio de crescimento da empresa através do reforço da atividade internacional e da diversificação dos canais de distribuição”. Com exportações para 40 países, a faturação da Carmo Wood deverá atingir os 100 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento homólogo de 15%.
Com esta operação, a Carmo Wood reforça ainda a aposta em I&D, com um investimento adicional de quatro milhões de euros, alavancado no Fundo Bluetech, gerido pela Iberis Capital. As competências da Iberis Capital nos domínios de I&D foram reconhecidos pela Agência Nacional da Inovação, fator determinante para a concretização da operação.
A entrada dos novos sócios no capital da Carmo Wood, que emprega 400 colaboradores e tem quatro unidades fabris em Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades, vai determinar “a implementação de um novo sistema de Governance, desenhado de acordo com as melhores práticas e que alinha os acionistas, a gestão e os restantes stakeholders para o desenvolvimento futuro da Carmo Wood”, acrescenta-se no referido documento.
Para Luís Quaresma, sócio da Iberis Capital, “a Carmo Wood é a maior empresa europeia em soluções de exterior e de interior de madeira tratada. Em conjunto com os novos acionistas, pretendemos reforçar a sua posição de líder nos 40 mercados em que opera e conquistar novas geografias, um trabalho alavancado na estratégia da atual gestão, liderada por Jorge Milne e Carmo”.
Com uma vasta gama de soluções, a Carmo Wood produziu e trabalhou a madeira utilizada nos Passadiços do Paiva, na Ponte Pedonal da Calçada de Carriche e nos escritórios flutuantes no Porto de Bordéus, entre outros projetos.
Fundada em 2017, a Iberis Capital é uma gestora de fundos de private equity e venture capital, com cerca de 300 milhões de euros de ativos sob gestão e uma base composta por mais de 700 investidores.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.