28 / Abril / 2024

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

IAPMEI alerta e esclarece PME sobre a importância das finanças sustentáveis

22 de Agosto de 2023 às 11:14:51

tamanho da letra:

Notícias

O IAPMEI criou um espaço de conhecimento destinado a apoiar as pequenas e médias empresas na sua transição, inevitável, para modelos de negócio com foco na sustentabilidade.

Num contexto de necessidade urgente de uma aposta clara em modelos de crescimento económico com zero impacto em termos ambientais, socialmente justos e eticamente responsáveis, a sustentabilidade tem vindo a ocupar um lugar central nas agendas políticas. A regulamentação já publicada no domínio da sustentabilidade impacta diretamente nas grandes empresas, mas também traz desafios acrescidos às PME, que vão passar a ter os riscos da sua atividade avaliados em termos de impactos ambientais, sociais e de governação, não só por financiadores, mas também por clientes, fornecedores, e opinião pública em geral.
É, pois, fundamental, destaca o IAPMEI, “que as PME tomem consciência que as práticas de sustentabilidade deixaram de ser uma opção para passarem a ser uma necessidade que deve estar no topo das suas prioridades, sob pena de perderem margem competitiva”.
O espaço “ESG e Finanças Sustentáveis” pretende, assim, ser um guia para as PME que estejam a iniciar o seu caminho nesse processo, com o objetivo de as ajudar a incorporar os fatores ESG, sigla inglesa para práticas de gestão responsável ligadas aos domínios do Ambiente, Social, e de Governação, nas suas estratégias de negócio, e a projetar as suas necessidades de investimento nesta área, com recurso aos fundos disponíveis.  

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.