26 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Estudo comprova que componentes em cortiça by Amorim reduzem pegada de carbono dos pavimentos

04 de Outubro de 2022 às 11:29:49

tamanho da letra:

Notícias

Os componentes de cortiça utilizados na indústria de pavimentos NRT®62 com e sem barreira de vapor by Amorim apresentaram um balanço de carbono negativo, após uma análise de ciclo de vida levada a cabo pela consultora EY.

Produzidas a partir da matéria-prima cortiça, e para além de melhorarem 36% a performance acústica nos pisos onde são aplicadas, estas soluções contribuem positivamente para a redução da pegada de carbono, promovendo assim o equilíbrio entre performance e sustentabilidade ambiental
Segundo este estudo de análise, o balanço de carbono do componente para pavimentos NRT®62 sem barreira de vapor by Amorim é de -11,8kg CO2 eq/m2. O balanço de carbono do componente NRT®62 com barreira de vapor by Amorim, por seu turno, é de -10,5kg CO2 eq/m2.  “Promovendo então um sequestro de carbono no montado superior às emissões de CO2 resultantes da sua produção, estas soluções surgem como uma excelente opção para os fabricantes de pavimentos que procuram o equilíbrio entre performance e sustentabilidade ambiental”, refere em comunicado a Amorim Cork Composites, Unidade de Negócio de Aglomerados Compósitos da Corticeira Amorim.
Matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, a cortiça consegue reduzir, assim, os possíveis impactos ambientais dos pisos que integrem os componentes NRT®62 by Amorim. 
«As mais valias da cortiça vão muito para além das suas caraterísticas intrínsecas que a elegem como um dos materiais mais sustentáveis conhecidos pela humanidade», sublinha António Rios Amorim. «A cortiça contribui também para mitigar em larga escala o balanço de carbono de todos os produtos que a utilizam na sua composição. Aliás – prossegue o presidente e CEO da Corticeira Amorim – dando corpo em toda a sua plenitude à máxima democratizada por Vieira da Natividade a propósito do sobreiro: nenhuma outra árvore dá tanto exigindo tão pouco».
O estudo de pegada ambiental dos componentes para pavimentos NRT®62 by Amorim foi conduzido pela EY segundo uma perspetiva de Ciclo de Vida. Isto é,  tendo considerado o sequestro da floresta do montado, baseou-se na abordagem cradle-to-gate, contemplando os impactos ambientais de todas as atividades, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção de todos os componentes, indo até à porta da fábrica. 


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.