19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

IHRU lança novos concursos de conceção de habitação e garante procedimentos de construção para breve

31 de Maio de 2022 às 16:37:27

tamanho da letra:

Notícias

De âmbito internacional, os dois procedimentos visam a seleção das equipas projetistas para o desenvolvimento dos projetos de dois empreendimentos que, no seu conjunto, perfazem um total de 251 habitações e um investimento de cerca de 45,5 milhões de euros.

Estes empreendimentos serão desenvolvidos em terrenos de propriedade do Instituto, nos concelhos de Setúbal e de Almada. Os concursos de conceção agora lançados destinam-se à seleção das equipas projetistas para a elaboração dos seguintes projetos: Avenida Belo Horizonte, em Setúbal [PIS.C0] e Filipa d’Água, em Almada [PIA.01].
No primeiro caso, o local a intervir tem uma área de 19.036 m2, onde serão construídos edifícios com uma implantação máxima de 5.000 m2, com um máximo de 5 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações. A intervenção prevê um total de 212 fogos e 1.800 m2 de comércio, a que correspondem uma área bruta de construção acima do solo de 23.820 m2. 
O valor estimado da construção é de 28,325 milhões de euros, mais IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação seja de 42,5 milhões de euros, incluindo o valor do terreno. 
O segundo caso trata-se de um edifício localizado no Plano Integrado de Almada, junto ao Parque Urbano Filipa d’Água. O local a intervir tem uma área de 1.405 m2, onde será construído um edifício com um máximo de 6 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações. O valor estimado da construção é de 2,971 milhões de euros, mais IVA.
À semelhança dos anteriores, estes concursos contam com a assessoria da Ordem dos Arquitectos e com a colaboração dos respetivos municípios.
Desde 2020, o IHRU já lançou 14 concursos de conceção, a que correspondem um total de 1.430 habitações: 10 concursos para a promoção de 735 habitações, em Almada; três para a promoção de 471 habitações, em Setúbal; e um concurso para a promoção de 224 habitações, na Maia.
As habitações a construir deverão cumprir o disposto no regime de Habitação a Custos Controlados (HCC) e serão, na sua totalidade, destinadas a arrendamento no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA).
“Brevemente serão lançados outros concursos de conceção, bem como os primeiros concursos públicos de empreitada relativos a alguns destes empreendimentos”, lê-se em notícia divulgada no site do Instituto.



















Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.