27 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

IEFP promove oportunidades de trabalho para cidadãos ucranianos

03 de Março de 2022 às 09:15:00

tamanho da letra:

Notícias

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) criou uma plataforma com ofertas de trabalho onde as empresas podem publicar oportunidades de emprego e os perfis profissionais que procuram.

Denominada “Portugal for Ukraine”, a plataforma é uma das iniciativas do Governo português para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendam residir em Portugal em virtude do conflito armado no seu país.
Através da plataforma, as empresas portuguesas podem disponibilizar-se para acolher e contratar estes cidadãos, devendo manifestar a sua intenção de recrutamento através do preenchimento do seguinte formulário: https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt
O Instituto, por sua vez, fará o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar candidatos, caso exista ajustamento ao perfil pretendido pela empresa.
Se identifiquem cidadãos ucranianos que possam satisfazer a sua intenção de contratação, as empresas devem formalizar a oferta de emprego ao IEFP, para que possa também aceder aos apoios disponíveis. Entre os apoios à contratação nos quais estes cidadãos podem ser elegíveis constam a Medida Incentivo ATIVAR.PT e a Medida Compromisso Emprego Sustentável.
O IEFP criou ainda um grupo de trabalho dedicado a comunicar estas ofertas de emprego junto da comunidade ucraniana e sites internacionais e também irá organizar cursos de Português Língua de Acolhimento para estes cidadãos, incluindo os que possam estar já integrados na empresa.

As empresas que pretendam mais esclarecimentos sobre esta iniciativa devem dirigir as suas questões para ofertasucrania@iefp.pt.






Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.