29 / Maio / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Ferramenta “OiRA - Reabilitação e Remodelação de Edifícios” já disponível

28 de Maio de 2021 às 09:22:12

tamanho da letra:

Notícias

Já se encontra disponível um novo instrumento destinado à avaliação e gestão dos riscos profissionais da atividade da Construção, desta vez no âmbito da reabilitação e remodelação de edifícios.

A ferramenta “OiRA - Reabilitação Remodelação de Edifícios” tem como base uma metodologia, simplificada e acessível ao utilizador, de avaliação do risco através da interação pergunta-resposta. O resultado final permite ao utilizador obter um “relatório” que prevê um plano de ação onde se encontram identificados os riscos e respetivas medidas de prevenção a adotar perante determinada operação e/ou risco identificado.
A utilização desta ferramenta não desobriga o cumprimento das disposições regulamentares previstas em legislação específica, nomeadamente as relacionadas com a organização dos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho e com a atividade de construção civil. 
Tal documento não reveste um caráter exaustivo, pelo que o empregador e demais intervenientes no estaleiro têm sempre que cumprir as prescrições previstas, entre outros, no Decreto-Lei n.º 273/2003, de 29 de outubro, e no Decreto n.º 41821/1958, de 11 de agosto.

Outras ferramentas disponíveis para o Setor 

Para o setor da Construção podem também ser utilizadas as ferramentas “OiRA - Construção de Edifícios”, “OiRA- Escritórios” e “OiRA - COVID-19”. 
Estas ferramentas são interativas, gratuitas e permitem ao utilizador - empreiteiro, técnico de SST, encarregado, coordenador de segurança, trabalhador… - proceder à gestão do risco no seu local de trabalho.
As ferramentas podem ser acedidas através de computador ou de aplicação móvel. Para o efeito, clique em cada uma das seguintes:










Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.