Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
26 de Abril de 2010 às 15:29:45
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Em Maio do próximo ano deverão estar concluídas as obras do terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, uma obra a cargo do consórcio Etermar/CPTP.
O projecto inclui um cais para cruzeiros, uma estação de passageiros, um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações destinadas a itinerários turísticos no rio Douro, para além da construção do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto, que ocupará os dois pisos superiores do edifício.
No total, esta empreitada representa um investimento estimado em 49 milhões de euros, dos quais 28 milhões de euros para a construção do edifício e os restantes 21 milhões de euros para a obra marítima.
O investimento do projecto é de 49,9 milhões de euros, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte.
O novo terminal estará dotado de um cais com 340 m de comprimento e 18 m de largura, com capacidade para a acostagem de navios até 300 m, fundos a 10 m, o que vai aumentar significativamente a capacidade de resposta do Porto de Leixões na recepção de navios de cruzeiro de maiores dimensões.
Do projecto faz ainda parte a construção de uma estação de passageiros, situada no edifício central do complexo, para serviço a navios em escala ou que efectuem embarque/desembarque de passageiros.
No edifício do terminal de cruzeiros irá instalar-se a sede do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha (CIIMAR) da Universidade do Porto, para além de outras unidades de investigação daquela instituição com projectos ligados ao mar.
No âmbito da parceria estabelecida entre Leixões e a Universidade do Porto, será criado um pólo de incubação de novas empresas relacionadas com o mar, num espaço de 1.700 metros quadrados, no lado oposto ao novo terminal.
Para a segunda fase do projecto do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar está prevista a construção de um parque industrial na zona do Porto de Leixões “que possa albergar empresas ligadas à economia do mar”.
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