Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
14 de Maio de 2013 por Lurdes Neto às 15:20:41
tamanho da letra:
O projeto de Requalificação e Dinamização da Marginal de Luanda”, da autoria de Margarida Quelhas, foi o vencedor do Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2013 na categoria Obra/ Integração Paisagística.
Na perspetiva do júri deste Prémio, composto, entre outros, pelos professores Marcelo Rebelo de Sousa e Luísa Schmidt, “a obra resultou numa intervenção de excelência naquele que é um dos principais espaços públicos de Luanda, reforçando a visão contemporânea da cidade”.
O prémio foi recebido pela arquiteta paisagista autora do projeto em representação da equipa Angolana e Portuguesa, constituída pelos gabinetes Costa Lopes.arq (Angola) e Land Plan, Território, Paisagem, Arquitetura (Portugal), e entregue no passado dia 9 de maio, durante a 9ª Urba Verde – Fórum das Cidades Sustentáveis.
Características do projeto vencedor
Em causa está um projeto que implicou, ao longo de 3 km de extensão, a excussão de trabalhos de dragagem e limpeza das águas da baía de Luanda, a reabilitação das redes de infraestruturas e a construção de um aterro que permitiu aumentar e melhorar a capacidade da rede viária e disponibilidade de estacionamento, ampliando a área destinada ao recreio e lazer.
Segundo explica em comunicado a Land Plan, “tirando partido desta nova área mais vasta entre a via e o mar, propôs-se a criação de um parque linear, com uma distribuição equilibrada de programação lúdica ao longo de toda a sua extensão. Alguns pontos de concentração constituem-se como pólos de atração e reagem a situações urbanas especiais de ancoragem com a cidade, ligados por elementos contínuos, que permitem uma imagem unitária de todo o espaço. O parque linear é constituído por áreas ajardinadas entrecortadas por zonas pavimentadas, parques infantis, estações de um percurso de manutenção e campos de “street basket”. Criou-se um passeio arborizado junto à via e um passeio marginal contínuo ao longo da baía, acompanhado de uma ciclovia que “corre” sobre uma caleira técnica. Pretendeu-se assim devolver a Luanda um dos seus espaços públicos fundamentais tanto para a vida urbana como para a imagem da Cidade”.
Outros premiados
Esta é já a 9ª edição do Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, promovido pelo Grupo About Media, através do seu jornal arquiteturas, em parceria com Planbelas. O prémio, que conta com o apoio institucional da APAP – Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, visa reconhecer publicamente o trabalho de arquitetos paisagistas de nacionalidade portuguesa, tanto ao nível de obras e projetos, como de carreira profissional.
Na cerimónia, foram ainda premiados os arquitetos Laura Roldão Costa e Manuel Cordeiro, com o projeto “Jardim da SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação”, na categoria Obra, subcategoria Parques e Jardins.
O Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista homenageou também o arquiteto paisagista Alexandre Cancela d’ Abreu, pela sua contribuição, ao longo do seu percurso profissional, “para o desenvolvimento da arquitetura paisagista em Portugal, ao nível de projeto e obra, de carreira académica e da relação da profissão com a sociedade”.
Aos vencedores de cada categoria, é atribuído anualmente um troféu de excelência, concebido para identificar e representar o que de melhor se faz no mercado português da arquitetura paisagista.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Contrato Coletivo de Trabalho para o Setor publicado no Boletim do Trabalho e Emprego
09 de Abril de 2024
AECOPS tem disponíveis novas placas de avisos de publicitação de operações urbanísticas
19 de Março de 2024
Afixação do mapa de férias 2024
12 de Março de 2024
Relatório Único 2023 deve ser entregue até 15 de abril
12 de Março de 2024
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
CRIL em pleno funcionamento no fim-de-semana
15 de Abril de 2011