28 / Março / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa decorre de 6 a 8 de abril

22 de Março de 2022 às 09:20:07

tamanho da letra:

Agenda

O LX Factory, em Alcântara, será o palco da edição de 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre de 6 a 8 de abril e propõe uma agenda multifacetada de iniciativas que se debruçam sobre a reabilitação urbana, sustentabilidade, inovação e tecnologia no imobiliário.

Conferências, debates e workshops, um espaço de inovação, área expositiva de empresas e um novo prémio dirigido a jovens arquitetos serão os pontos altos do evento.
A 9ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é de acesso livre, dirigindo-se quer a profissionais quer a particulares. A iniciativa é promovida pela Vida Imobiliária com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contando ainda com o envolvimento ativo de associações do setor do Imobiliário e Construção, das Ordens Profissionais, bem como do universo académico. 
Além da estreia do local, a IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa traz diversas outras novidades. Entre elas, o espaço INOVA(RE), um cluster que reunirá soluções tecnológicas aplicadas à construção e imobiliário, materiais inovadores e novos talentos da arquitetura, com um especial foco na sustentabilidade e no impacto social. Este espaço tem o apoio institucional da Portugal Ventures com curadoria de Ricardo Luz e vai contar com a presença de diversas sociedades de capital de Risco, funcionando também como um espaço de aproximação entre os investidores. Presentes no espaço estarão ainda cinco residentes da Casa do Impacto, uma plataforma de inovação e empreendedorismo social dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Outra novidade da edição 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é o Prémio Jovens Arquitetos, numa coorganização da Vida Imobiliária e dos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitetura Agora. A iniciativa visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo os melhores projetos de reabilitação urbana apresentados por arquitetos com menos de 40 anos. Os três vencedores serão conhecidos no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana e vão poder mostrar os seus trabalhos no espaço INOVA(RE). 
A programação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contempla um ciclo de 12 conferências onde participarão cerca de 120 oradores para debater e refletir sobre os grandes temas que afetam a construção, a reabilitação e o imobiliário, passando pela tecnologia, sustentabilidade, economia, financiamento ou inclusão. O setor residencial será um dos focos de maior atenção, num programa que atenta ainda sobre a realidade de Lisboa. A programação inclui também vários workshops e apresentações de empresas, envolvendo mais de 60 entidades. 

Conheça a programação completa da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa no site oficial do evento.

A entrada é gratuita, mas sujeita a registo disponível no site oficial do evento

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.