Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
16 de Novembro de 2011 por Lurdes Neto às 17:59:48
tamanho da letra:
Ir ao encontro dos desafios traçados pela Comissão Europeia, que objectiva para 2020 que todos os novos edifícios deverão apresentar um balanço energético nulo, é o principal objectivo da conferência Edifícios Balanço Zero: Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades, que se realiza no próximo dia 22 de Novembro.
O evento, que visa antecipar os trabalhos subjacentes àquela meta, definida há cerca de um ano, junta intervenientes do desenho, construção e gestão das cidades para uma reflexão sobre quais as linhas a seguir no projecto e planeamento, na escolha dos materiais, na edificação e na promoção imobiliária rumo ao impacte nulo da construção e da reabilitação.
Das metas europeias à escolha dos materiais
Nesse contexto, o seu primeiro painel, subordinado ao tema “Metas Europeias para Cidades Eficientes”, trará à discussão o “Pacto de Autarcas e as Smart Cities”. Por intermédio da ADENE-Agência para a Energia serão ainda comentadas neste espaço de debate e reflexão as “Perspectivas do sistema de certificação energética face às novas metas europeias”.
O segundo painel será dedicado ao “Projecto e Planeamento”, onde se destaca uma intervenção sobre o “Papel da autarquia enquanto impulsionadora de boas práticas”. Segue-se depois um grupo de trabalho que fará uma abordagem mais técnica, focando “Materiais, Técnicas e Aplicações Tecnológicas para a sustentabilidade dos edifícios”. De seguida, os participantes e intervenientes da conferência serão convidados a visitar a Casa do Futuro, exposição permanente do Museu das Comunicações, local onde se realiza a conferência.
Mostra de produtos e tecnologia
No quarto painel, inteiramente dedicado ao programa Solar Decathlon Europe, competição internacional que visa impulsionar a investigação e o desenvolvimento da edificação sustentável e eficiente, será exposto o “Projecto CEM – Casas em Movimento”.
No final e depois de analisadas as boas práticas no projecto, nos materiais e na edificação, serão ainda exploradas as oportunidades que a construção “balanço zero” trará para o sector imobiliário. A conferência Edifícios Balanço Zero: Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades conta ainda uma Mostra de Soluções, onde as empresas do sector apresentarão os seus produtos e as mais recentes tecnologias no âmbito da temática em análise.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Especialistas analisam "Os desafios da Habitação e da Reabilitação"
12 de Abril de 2024
LNEG apresenta resultados de estudo que compara soluções de construção
14 de Março de 2024
Encontro de especialistas de Engenharia Civil debate desafios e tendências na construção sísmica
12 de Março de 2024
Cenfic promove formação gratuita em BIM
07 de Março de 2024
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010
Câmara de Montalegre beneficia estradas
28 de Julho de 2010
Metro de Coimbra com 11 propostas a concurso
16 de Março de 2010
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
Seminário ensina a preparar candidaturas a procedimentos internacionais
27 de Janeiro de 2012
Desempenho energético dos edifícios em conferência no dia 22 de Novembro
16 de Novembro de 2011
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010