![]() |
“A Sustentabilidade dos Materiais de Construção” é o novo livro de Fernando Pacheco Torgal e de Said Jalali, professores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho.
A obra, patrocinada por diversas entidades, entre elas o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI), assenta, segundo os seus autores, “numa extensa revisão da literatura científica e técnica nas diferentes vertentes da sustentabilidade dos materiais de construção e insere-se na prossecução das metas fixadas pela União Europeia no sentido da redução do consumo de energia e de diminuição de resíduos para o parque edificado”.
Entre os temas em análise, contam-se o desenvolvimento e a construção sustentável, a toxicidade dos materiais de construção, os resíduos de construção e demolição (RCD) e os agregados, ligantes e betões.