![]() |
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação era, em Junho, de 1,803%, traduzindo uma redução de 0,006 pontos percentuais face ao mês anterior.
De acordo com os dados divulgados pelo INE, a taxa de juro para os contratos celebrados nos últimos três meses fixou-se em 2,057%, para os últimos seis meses em 1,989% e para os últimos 12 meses em 1,938%.
No que respeita aos destinos do crédito, as taxas de juro para construção e compra de habitação diminuíram, respectivamente, 0,008 pontos percentuais e 0,005 pontos percentuais, fixando-se em 1,728% e 1,818%, enquanto aquela para aquisição de terreno para construção de casa subiu 0,019 pontos percentuais, situando-se em 1,602%.
Considerando os dois regimes de crédito, a taxa de juro foi mais elevada, em Junho, no Bonificado Total (2,286%) do que no Geral (1,715%). Mesmo assim, verificaram-se, em ambos os regimes, quedas relativamente ao mês anterior.
O INE chama ainda a atenção, no seu boletim, para o aumento do valor médio do capital em dívida de 88 euros face a Maio, que totalizou 56.497 euros.