25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Schindler anuncia que sistema R.I.S.E já está operacional

02 de Dezembro de 2020 às 15:08:25

tamanho da letra:

Equipamentos

O Sistema de Instalação Robótica para Ascensores da Schindler (Schindler R.I.S.E, na sigla em inglês) é o primeiro sistema robótico e automatizado no mundo capaz de realizar trabalhos de instalação no poço de um ascensor.

O sistema foi este ano implementado comercialmente em projetos de clientes, incluindo o TrIIIple, em Viena, e a Varso Tower, em Varsóvia, o edifício mais alto da União Europeia.
"Até ao momento, a instalação de elevadores realizava-se de forma manual. Os técnicos encarregavam-se de aceder à caixa do elevador, determinavam a posição correta das fixações e perfuravam as paredes de alvenaria para posicionar os esquadros. O mesmo processo manual era aplicado para a instalação das portas em cada piso", explica a empresa em comunicado. Mas, acrescenta, "com o Schindler R.I.S.E, é agora possível automatizar completamente esta parte do processo de instalação. Assim, a montagem do elevador realiza-se de forma mais rápida e aumentam-se as condições de segurança dos colaboradores", conclui. 
Salienta-se ainda que esta inovação pioneira foi este ano pré-selecionada para o Swiss Technology Award, uma das distinções mais importantes no âmbito da inovação na Suíça.
«Com os edifícios a tornarem-se cada vez mais altos e a construírem-se mais rapidamente, o Schindler R.I.S.E é uma ferramenta eficaz no setor da Construção. Com ela, é possível tornar as instalações mais rápidas, eficientes e seguras, o que beneficia os nossos técnicos, mas também os nossos clientes», menciona Thomas Oetterli, CEO do Grupo Schindler. «O Schindler R.I.S.E pode ser considerado como um projeto vanguardista na introdução da robótica na indústria da Construção, oferecendo um aumento na segurança, qualidade e eficiência dos processos».
O Schindler R.I.S.E foi implementado pela primeira vez em 2017, como protótipo, tendo vindo, desde então, a ser rigorosamente testado em projetos que incluem, por exemplo, o “Circle” no Aeroporto de Zurique. Após completar com sucesso a fase de testes, foi este ano implementado nos projetos TrIIIple, na Áustria, e mais recentemente no Varso Tower, na Polónia. A escala deste projeto, com data de finalização prevista para 2022, demonstra as potencialidades desta solução inovadora, que será incluída em mais projetos internacionais. O próximo será um edifício em construção no Dubai, anuncia  a Schindler. 
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.