20 / Junho / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Sistema X-LOCK da Bosch Professional em teste na construção da ponte do vale do Fils

23 de Maio de 2019 às 16:56:16

tamanho da letra:

Equipamentos

A Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais colocou em teste no vale do Fils, na Alemanha, onde está a ser constru-ída uma ponte, a sua mais recente inovação - o sistema X-LOCK, a última inovação em sistemas de substituição de acessórios para rebarbadoras angulares.

"Os comboios de alta velocidade vão passar sobre o vale em apenas sete segundos. Até que a ponte de quase 500 m de comprimento esteja preparada, temos ainda um trabalho de engenharia pioneiro pela frente”, afirma Manfred May, diretor da obra do grupo empresarial Max Bögl, tendo co-mo cenário envolvente o vale do Fils até ao túnel de Stein-bühl e encontrando-se na 3ª seção de construção da ponte, a 85 metros de altura. Ainda há mais sete secções a serem construídas antes que o betão e a construção de aço che-guem ao outro lado e, finalmente, a segunda estrutura de apoio seja construída.
"A ponte do vale do Fils é composta por duas pontes mo-nocarril que cruzam o vale em paralelo, a uma distância de 30 m entre elas. A separação é determinada pelos tubos do túnel”, explica o diretor de obra, que considera desafiante a construção do projeto ferroviário Stuttgart-Ulm. A ponte do vale do Fils, com cerca de 85 m, é a terceira ponte ferro-viária mais alta da Alemanha e apresenta uma construção exigente, que reúne vários especialistas integrados num grupo de trabalho, o Arge EÜ Filstal.
Martin Mayer, encarregado da obra que representa no ter-reno a equipa da Max Bögl, explica que, “de momento, es-tamos a trabalhar na armadura”, que inclui, por exemplo, uma tarefa diária de assentar, rapidamente, mais de 160 t de metal, para que o betão possa ser vazado. “A armadura é muito estreita. Se as posições não estiverem corretas, o me-tal deve ser cortado com rebarbadoras. Portanto, a equipa deve ter as ferramentas e os acessórios à mão. Se falta al-gum destes elementos há um longo caminho a percorrer até ao armazém de ferramentas. Isto custa-nos tempo. Estamos sempre à procura de soluções para alcançar os objetivos”, explica o encarregado, que testou a rebarbadora profissio-nal sem fio GWX 18V-10 SC da Bosch com sistema X-LOCK.
"Com o uso de rebarbadoras estamos quase sempre à pro-cura da chave. Está sempre em qualquer lado. Também perdemos tempo quando o disco fica bloqueado e a porca de aperto encrava", descreve Martin Mayer, sublinhado a constante preocupação com o tempo. Com o sistema X-LOCK da Bosch esta luta contra o tempo é minimizada: "O novo sistema é rápido. Consigo substituir o disco em ape-nas alguns segundos. E nem necessito de uma ferramenta." Com a GWX 18V-10 SC Professional da Bosch, Martin Mayer consegue fazer tudo com um só clique: basta posici-onar o disco no encaixe X-LOCK, fixar com um clique e está pronto. Se precisar de substituir um disco, basta des-bloqueá-lo com a alavanca para o poder retirar de imediato. "Nem preciso de tirar as luvas para isso", afirma o encarre-gado. A rebarbadora com sistema X-LOCK oferece uma vantagem decisiva também ao nível da segurança para o utilizador: "a função de travão faz com que o disco se imo-bilize em apenas um segundo depois da desconexão da fer-ramenta. Isto reduz em muito o risco de lesões”.
A nova gama X-LOCK dispõe de um total de doze mini re-barbadoras – oito modelos com fio de 900 até 1 900 W, as-sim como quatro modelos sem fio com 18V – bem como de mais de 130 acessórios. Para trabalhar metal, Martin Mayer tem uma ampla oferta de discos de corte, de desbaste, de fi-bra, SCM e de lamelas, assim como catrabuchas tipo tacho e redondas.
“X-LOCK é outro marco Bosch no caminho da inovação, tal como já aconteceu anteriormente com o sistema de in-serção SDS plus e SDS max para martelos perfuradores, o encabadouro tipo T para serras verticais ou o sistema Star-lock para multiferramenta”, assegura a Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais, em comunicado.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.