26 / Abril / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Toshiba lança novas soluções de controlo inteligentes para sistemas de ar condicionado comerciais

16 de Abril de 2019 às 11:44:15

tamanho da letra:

Equipamentos

A Toshiba, especialista em sistemas de ar condicionado, anunciou novas soluções para o controlo de climatização e gestão de edifícios em instalações comerciais e empresariais.

O comando centralizado com ecrã tátil BMS-CT1280E

O comando centralizado TCB-SC643TLE é a nova solução da Toshiba para edifícios de pequenas e médias dimensões. Pode ser ligado até 64 unidades interiores (IDU) através da rede de controlo central TCC-Link. As IDU podem ser geridas como unidades individuais ou coletivamente até 10 grupos ou zonas, podendo ainda ser geridas todas as unidades em simultâneo. Com apenas alguns toques, os gestores das instalações podem controlar múltiplos parâmetros para gerir edifícios na sua totalidade. “O novo controlador combina uma interface simples e intuitiva, que inclui um amplo ecrã retro iluminado, menus de fácil utilização e botões táteis, com poderosas funcionalidades a um preço competitivo. O comando centralizado inclui ainda funcionalidades adicionais como quatro níveis de funções de permissão/proibição e a opção de ligação adicional a um programador horário, o TCB EXS21TLE. Os conectores disponíveis na traseira do comando também permitem a ligação de saídas digitais”, explica a empresa em comunicado.

Comando centralizado com ecrã tátil BMS-CT1280E

Por seu turno, o comando centralizado com ecrã tátil BMS-CT1280E permite a ligação até 128 unidades interiores (IDU), a monitorização energética, programação e controlo total do funcionamento de todas as unidades interiores e exteriores ligadas. 
Segundo a Toshiba, “este comando é o ideal para instalação em edifícios de pequenas, médias ou grandes dimensões, onde são necessárias a monitorização energética e funções avançadas de gestão”. O comando é ligado através da rede de controlo central TCC-Link, permitindo controlar todas as IDU individualmente, e tem capacidade para apresentar informações sobre os parâmetros das IDU e códigos de verificação de avarias. O comando possui um ecrã tátil capacitivo de 7 polegadas, intuitivo e de fácil utilização, que pode ser personalizado com diferentes modelos e diversos idiomas. 
Este equipamento recebeu recentemente um prémio iF Design Award 2019 na categoria de comunicação pela qualidade de design do produto. 
O comando tátil também pode ser ligado a um computador, o que permite gestão remota simples através de uma interface Web. Possui ainda outras funções, que incluem programação e criação de relatórios, com acompanhamento do consumo de energia e carga do sistema, mesmo que o sistema não esteja equipado com medidores de potência. Cada IDU é associada a um ícone de botão deslizante que permite ligá-las ou desligá-las com um simples toque. É possível agrupar até 128 IDU em zonas e o estado das zonas das IDU individuais pode ser facilmente visualizado percorrendo o ecrã. 
Mesmo os funcionários sem experiência em sistemas de Ar Condicionado podem verificar as condições de funcionamento em zonas específicas selecionando apenas a área pretendida e ligar ou desligar todas as IDU com apenas um toque. É possível selecionar e controlar unidades individuais como se se estivesse a utilizar um controlador remoto convencional. Os operadores podem até desligar todas as unidades com um único toque. 
“Estes novos comandos centralizados de sistemas de ar condicionado ajudam na otimização das operações, redução do desperdício de energia, tomada de decisões e monitorização da utilização de energia. Permitem aos gestores de edifícios e instalações monitorizar e gerir facilmente os sistemas de controlo de climatização na totalidade dos edifícios”, conclui a Toshiba. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.