25 / Maio / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Primeiro elevador sem cabos da thyssenkrupp Elevator ganha Prémio Inovação na Construção 2018

24 de Abril de 2018 às 12:22:57

tamanho da letra:

Equipamentos

O Multi, o primeiro elevador sem cabos da thyssenkrupp Elevator, é o único elevador do mundo que se movimenta tanto na horizontal como na vertical e o seu potencial na transformação e redefinição das cidades do futuro foi reconhecido pelo júri do concurso Prémio Inovação na Construção 2018.

“Um estudo das Nações Unidas estima que em 2050 66% da população mundial viva nos centros urbanos, uma previsão incompatível com o panorama atual das cidades. Como resposta a esta necessidade, a thyssenkrupp decidiu reinventar o elevador e apresentou ao mercado o Multi, um sistema inovador, que se desloca tanto na horizontal, como na vertical, e que permite transformar os arranha-céus em cidades verticais e funciona como um sistema de metro entre os edifícios”. É assim que o fabricante de sistemas de elevação contextualiza a sua criação. A thyssenkrupp Elevator considera que “a flexibilidade e oportunidade” foram dois dos fatores que convenceram o júri dos Prémios Inovação na Construção, organizados pela revista Anteprojetos e pelo portal Projetista, que reconheceram o potencial do Multi na transformação das cidades do futuro, tornando-as mais sustentáveis, seguras e eficientes.
Segundo explica a empresa, “o Multi requer menos eixos que os elevadores convencionais, o que permite aumentar em 25% a área útil de um edifício. Este aspeto é particularmente relevante, considerando que os elevadores atuais podem ocupar até 40% de espaço do solo num arranha-céus.”
Em vez de uma cabine por eixo, com o Multi é possível ter múltiplas cabines a operar em loop, como um sistema de metro dentro de um edifício, o que permite aumentar até 50% a capacidade de transporte, assim como reduzir o tempo de espera dos passageiros. O Multi também permite reduzir a energia necessária até 60%, quando comparado com os sistemas convencionais, possibilitando uma melhor gestão das necessidades energéticas do edifício e reduzindo os custos nas infraestruturas de fornecimento de energia.
“O carbono é um dos componentes principais do Multi e pesa menos 2/3 que o aço inoxidável. Este material não corrói, nem mesmo num clima húmido, e pode ser moldado facilmente, daí os cantos arredondados da cabine(…). Além disso, precisa de menos manutenção que um sistema tradicional de elevadores. Estabilidade, funcionalidade e a ausência quase total de limites de design são as principais vantagens deste tipo de construção ultraleve”, garante a empresa de elevadores.
Para Carlos Pinto, diretor geral da thyssenkrupp Elevatores Portugal, “é com muito orgulho que recebemos esta distinção e que verificamos que outros acreditam, tanto quanto nós, que o Multi veio contribuir para mudar a forma como as pessoas se movem, trabalham e vivem nas cidades. O Multi é, sem dúvida, o ponto de viragem que veio revolucionar a indústria dos elevadores”.
Já em novembro de 2017, a Revista TIME havia considerado o elevador Multi uma das 25 melhores invenções do ano, pelo potencial desta em tornar o mundo num sítio melhor, mais inteligente e desfrutável.
Atualmente, este elevador sem cabos já está a ser testado na torre de testes da thyssenkrupp em Rottweil, na Alemanha. A instalação do primeiro Multi num cliente está prevista para 2020, na Eastside Tower em Berlim.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.