20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Solatube, um passo em frente na eficiência energética

09 de Novembro de 2017 às 11:59:52

tamanho da letra:

Equipamentos

A Polirigido Eco, empresa que comercializa e respresenta soluções e equipamentos associados à eficiência energética, apresenta o Solatube®, um “avançado conceito mundial de difusão de luz natural em espaços interiores”.

“Seja qual for a posição do Sol no céu, o sistema consegue captar, conduzir e difundir a luz (…) de forma homogénea e intensa a todas as divisões ou recintos”, salienta-se em comunicado.

Com mais de 25 anos de desenvolvimento e evolução, estes sistemas permitem a captação e difusão da luz natural, emitindo uma luz branca, isenta de raios UV e IV causadores de danos materiais e prejudiciais à saúde, e sem qualquer transferência térmica, conferindo habitabilidade ao espaço iluminado.
Na sua construção, os sistemas Solatube® utilizam materiais e técnicas que se expandem desde a cúpula exterior em acrílico auto lavável, altamente resistente a impactos e degradação, até ao tubo transportador da luz natural.
Esta tecnologia exclusiva do sistema Solatube® permite duplicar a quantidade de luz colocada dentro do tubo refletor, reduzindo ainda o efeito de encandeamento e a transmissão térmica no verão. O Solatube® é constituído por uma conduta super refletora hermética, que transporta os raios solares, filtrando 99,9% dos raios ultravioleta e minimizando a transferência de calor. Segundo a Polirigido Eco, basta um único Solatube® para iluminar uma área de até 33 m², mesmo com céu nublado.

Cúpula exterior (Domo)

As cúpulas exteriores são lentes convergentes (Raybender® 3000) que aproveitam toda a luz disponível no exterior, mesmo aquela que é disponibilizada a níveis mais baixos. Nas primeiras e últimas horas do dia, quando o sol está baixo, os prismas da cúpula desviam o trajeto da luz para o interior do tubo, evitando assim o atravessamento total sem qualquer aproveitamento.
Fabricadas em material acrílico altamente resistente aos impactos, as cúpulas são capazes da filtrar a radiação UV e IV prejudiciais para os objetos no interior e causadores de doenças. Os frisos prismáticos Raybender 3000 permitem a captação da luz até nos ângulos mais baixos e redirecioná-la para o interior do tubo refletor, potenciando a eficiência do sistema.
E o seu formato, aliado a um tratamento anti estático, permite que não seja necessário qualquer tipo de intervenção de limpeza durante toda a vida útil do sistema.

Bases de cobertura
 
Para evitar o aparecimento de fissuras pela dilatação e contração térmica, as bases de cobertura são fabricadas por processo de estampagem. Os canais de água integrados e o perfil interior plano, permitem ajustar a base à laje de cobertura impedindo a entrada de água e garantindo a sua impermeabilização. Com o objetivo de obter melhor exposição solar e entrada de luz, estão disponíveis bases com cone plano e inclinado.

Tubo refletor
 
“O tubo refletor de Solatube com tecnologia exclusiva SpectraLight Infinity constitui a superfície mais refletora no mundo e permite o transporte mais eficiente e eficaz possível da luz natural ao longo de todo o sistema”, garante a Polirigido Eco. Cada sistema Solatube inclui dois tubos de extensão standard com ângulos adaptadores, o que permite orientar os tubos para, virtualmente, qualquer posição e contornar obstáculos por baixo da cobertura ou em tetos falsos. Para instalações de maior dificuldade existem tubos reguláveis capazes de alcançar ângulos desde 0º até aos 90º.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.