19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Schneider Electric lança TAC Xenta 122

10 de Maio de 2017 às 12:38:38

tamanho da letra:

Equipamentos

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, acaba de anunciar o lançamento do TAC Xenta™122-FC Flexible Controller (Xenta 122), a sua nova aposta para o setor de controladores destinados a gerir o funcionamento de ventilo-convectores, bombas de calor, sistemas de tetos arrefecidos e aplicações similares.

O novo controlador flexível já se encontra no mercado e conta com inúmeras evoluções quanto ao seu funcionamento e ferramentas de programação. “A sua programação permite uma utilização em diferentes estágios de aquecimento, refrigeração e controlo da ventilação. O controlador pode ser configurado para usar uma variedade de atuadores de válvulas. No caso da bomba de calor, esta pode ser configurada para funcionar com um máximo de três compressores e lida com válvulas de inversão e isolamento. O Xenta 122 pode incluir, ainda, um estádio de aquecimento secundário, por exemplo, um permutador elétrico ou um permutador a gás”, explica a Schneider Electric em comunicado.
Para Fernando Ferreira, Ecobuildings Manager da empresa, “a função Modos de Exceção é um dos grandes destaques do novo controlador, pois permite que os integradores de sistemas atendam facilmente a uma variedade de requisitos do cliente. Esta função permite pré-configurar diferentes modos que visam substituir o controlo normal, no caso de um evento específico. Estes incluem, por exemplo, a regulação da temperatura ambiente, da água ou do ar exterior, bem como de sensores de CO2, humidade relativa e ocupação”.
Todas as sequências de aquecimento e arrefecimento são fáceis de configurar através da escolha do número de estágios ou do tipo de saída das listas suspensas. Os pontos de ativação e a limitação dos sinais de saída são ajustados facilmente e intuitivamente. Entre os atuadores que esta função suporta, destaque para: ponto de ativação configurado pelo utilizador, com dois e três estágios e histerese para um funcionamento suave; 3P (aumento/diminuição); PWM configurável; e, analógico 0-10 V.
“A nova ferramenta da Schneider Electric fornece ainda um economizador através do sistema de amortecimento de ar externo. Este controlador ajuda a melhorar o clima interior e a garantir maior eficiência energética, em simultâneo.
O Xenta 122 é uma evolução do Xenta 121, sendo projetado para alcançar ainda maior precisão. E os dispositivos são compatíveis, as configurações do Xenta 121 podem ser usadas no Xenta 122”, conclui.

Especificações e principais características


As sequências para aquecimento e arrefecimento podem ser configuradas em detalhe. Poderão ser utilizados atuadores LonWorks, através de variáveis de rede padrão LonWorks (SNVTs). “Esta configuração garante um controlo de temperatura eficiente e preciso”.
Utilizado preferencialmente na plataforma de Gestão Técnica EcoStruxure Buildings, Software StruxureWare™ Building Operation v1.9.1 da Schneider Electric, ou superior, também podem integrar o sistema TAC Vista™ ou qualquer outro sistema LON.
Está certificado de acordo com o eu.bac Individual Zone Control para ventiladores e sistemas de tetos arrefecidos, por garantir melhor precisão no funcionamento e assegurar maior eficiência energética, e suporta uma variedade de atuadores de controlo para os estágios de aquecimento e arrefecimento.
De entre as principais características deste equipamento destacam-se: uma válvula comum ou duas válvulas separadas, para aquecimento e arrefecimento; estágios de aquecimento e arrefecimento definidos pelo utilizador; válvulas de inversão e isolamento integradas no controlador da bomba de calor; ventilador programável; 24 VAC ou 230 VAC; modos de Exceção facilmente configuráveis pelo utilizador; certificação LonMark para fácil integração; fácil configuração por via da ferramenta de programação TAC ZBuilder.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.