20 / Julho / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Soluções integradas de climatização da Atlantic asseguram conforto máximo a custo reduzido

17 de Outubro de 2016 às 14:30:54

tamanho da letra:

Equipamentos

A Atlantic, especialista no setor do conforto térmico eco-eficiente e em soluções de produção de águas quentes sanitárias, foi a marca selecionada para equipar uma habitação com cerca de 180 metros quadrados, em Aldeia de Cima, Barcelos.

A região tem um clima tipicamente atlântico temperado, ou seja, com quatro estações bem definidas, mas sem amplitudes térmicas exageradas. Para beneficiar a obra em matéria de climatização, foram instaladas as seguintes soluções: Kit Atlantic Biopack Air, composto pela bomba de calor Explorer Solar 270 litro, em conjunto com 2 coletores solares térmicos Atlantic CSP 2.0, e ainda uma Atlantic Alféa Extensa+ 8kw, em conjunto com ventiloconvectores. A empresa responsável pela instalação foi a Gondiwater.
“Face a outros produtos e marcas que já tenho instalado, como painéis solares e bombas de AQS, os produtos da Atlantic satisfazem-me bastante e transmitem-me confiança. Além disso, o facto de estar disponível no mercado apenas para instaladores, e não em superfícies de grande consumo, acaba por valorizar o produto e a marca e confere-lhe um caráter de exclusividade”, diz Carlos Rodrigues, da Gondiwater.
O Biopack Air consegue poupanças de energia na produção de AQS até 90%. Graças à combinação das duas energias - energia solar térmica + energia aerotérmica -, o conforto do lar fica assegurado, quase gratuitamente. “Esta gestão optimizada das diferentes energias e o aproveitamento das sinergias entre elas conseguem fazer desta nova solução Atlantic mais eficiente do que qualquer alternativa na produção de AQS no mercado”, salienta a marca num comunicado onde descreve este case study.
A Explorer é a Bomba de calor para AQS mais versátil. De fácil instalação e com um elevado rendimento, pode ser combinada com qualquer outro sistema de conforto térmico. O novo gerador termodinâmico de calor é a solução disponível no mercado de aquecimento de água que é mais amiga do ambiente e energeticamente mais eficiente.
A nova Explorer da Atlantic funciona com uma amplitude térmica que pode variar entre os -5ºC e os +43ºC de temperatura exterior, podendo, desta forma, aproveitar ao máximo toda a energia do ar. Com temperaturas abaixo dos -5ºC, a Explorer recorre ao apoio elétrico, mantendo assim o máximo conforto em todas as condições e limitando o consumo energético ao máximo. No entanto, é pouco provável que, no interior de uma moradia ou de outro edifício, se registem temperaturas inferiores a -5ºC, logo, será pouco provável que a Explorer tenha necessidade de recorrer à resistência eléctrica para produzir água quente.
Para uma melhor gestão do consumo, a nova Explorer está equipada com o sistema Smart Control, um sistema inteligente que permite à Explorer adaptar-se na perfeição ao ritmo de vida do lugar em que está instalada, e ao número de pessoas que aí habitam, aquecendo a água no momento oportuno e de acordo com a utilização, evitando, assim, consumos desnecessários. A tecnologia Smart Control permite economizar até cerca de 20% do consumo energético, sem renunciar ao máximo conforto na produção de água quente.
“A produção de AQS é um dos processos que maior consumo energético originam numa casa. Com a Explorer, o utilizador irá poupar até 70% desse consumo energético. Com um COP  superior a 3, a 7ºc, e de 3,8, a 15ºc, a poupança em casa é garantida”, assegura a Atlantic.
A Alféa Extensa+ de 8kw é um equipamento diferenciador que permire elevadas poupanças energéticas.
As características da Alféa Extensa+ 8kw incluem: COP até 4,5; regulação da temperatura por compensação exterior para 1 ou 2 zonas; possibilidade de 1 zona hidráulica + 1 zona elétrica por fio piloto a partir da regulação Alféa (opcional); instalação simplificada: ergonomia do módulo hidráulico (acesso rápido aos seus componentes); programa secagem do chão; 6 modelos de 5 a 16 Kw; monofásico; ideal para obras novas, ou apoio de caldeira; todo tipo emissor, baixa temperatura; gama só de aquecimento com arrefecimento como opção.
A Gondiwater optou pelas soluções mais eficientes para a climatização e produção de água quente sanitária da habitação do seu cliente, com recurso a todas as energias renováveis disponíveis gratuitamente no ambiente: aerotermia e energia solar térmica.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.