18 / Agosto / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Bomba de calor da Atlantic combate climas húmidos

28 de Abril de 2016 às 10:36:23

tamanho da letra:

Equipamentos

A Atlantic, especialista no sector do conforto térmico eco-eficiente e produção de águas quentes sanitárias, foi selecionada para proporcionar a solução de climatização e produção de água quente sanitária (AQS) para uma habitação com cerca de 160 m2 na localidade das Caldas da Rainha.

“Para fazer face a um clima extremamente húmido, em que, mesmo no verão, se registam períodos de frio, foi instalada uma bomba de calor Alféa Extensa+ 8 kW, a dissipar energia para um depósito multi-energias acompanhada por uma bateria de painéis solares para realizar o aquecimento de água sanitária e apoiar o aquecimento”, explica a empresa em comunicado. A Rebelo & Nunes foi a empresa responsável pela instalação desta solução multi-energias.
De instalação fácil e rápida, a bomba de calor Alféa Extensa+8kw oferece inúmeras vantagens, tanto na instalação como na utilização diária do consumidor final, assegura a Atlantic. O menu de utilização da Alféa é extremamente intuitivo, o que facilita não só a parametrização da bomba de calor, mas também a sua utilização. Para além disso, esta é uma bomba de calor bastante adaptável às condições climatéricas, o que possibilita monitorizar com detalhe o clima exterior e proporcionar uma climatização adequada no interior e ajustar-se à necessidade térmica do conforto. A curto, médio e longo prazo esta é uma solução que se revela eficaz do ponto de vista de manutenção, uma vez que a necessidade desta intervenção é quase inexistente, conclui a Atantic.
“A habitação é nova e este é o equipamento que está a ser instalado de raiz, o que obriga, logo desde cedo, a um cuidado redobrado com os isolamentos térmicos da habitação, mesmo na fase de construção, potenciando o próprio equipamento e ajudando à sua eficiência energética. Não havia equipamentos previamente instalados mas, pela minha experiência, nos casos em que tenho efetuado substituições, tem sido por caldeiras a gasóleo”, conta Claudino Rebelo da Rebelo & Nunes.

Principais características e vantagens

Segundo a Atlantica, a bomba de calor Alféa Extensa+ 8kw apresenta: “elevada poupança energética, tanto a nível elétrico, como a nível de outras fontes de energia (quando a solução Atlantic vem substituir outras soluções de aquecimento); COP até 4,5; regulação da temperatura interior por compensação da temperatura exterior para 1 ou 2 zonas; instalação simplificada: ergonomia do módulo hidráulico (rápido acesso aos seus componentes).
O equipamento está disponível em 6 modelos de 5 a 16 kW, monofásica e é uma solução ideal para obras novas ou de requalificação. Com disponibilidade de aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária.
“Além de instalador, eu sou utilizador desta bomba de calor. E posso dizer que verifiquei uma poupança energética de cerca de 50% a 60%, face aos valores que gastava anteriormente em gasóleo”, salienta Claudino Rebelo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.