12 / Dezembro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Bosch apresenta nova geração de martelos perfuradores de 36 V

07 de Julho de 2015 às 16:17:24

tamanho da letra:

Equipamentos

A Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais acaba de apresentar os mais recentes martelos perfuradores sem fio da nova geração de 36 V, o GBH 36 V-LI Plus Professional e o GBH 36 VF-LI Plus Professional, que vêm substituir os modelos antecessores.

Os novos martelos perfuradores sem fio chegam ao mercado com dois modelos: modelo com bucha fixa (V) e o modelo com bucha substituível (VF), distinguindo-se face aos modelos anteriores pela “maior potência, durabilidade, maior segurança e conforto, amortecimento das vibrações, e ainda maior autonomia de funcionamento da bateria - estabelecendo assim novos padrões na classe de 36 V”.
Segundo a Bosch, os dois novos equipamentos alcançam não só melhores resultados ao nível do rácio de perfuração, como também são mais rápidos do que os martelos com fio equivalentes da classe de 3 kg.
Em perfurações comparáveis, com uma broca de coroa oca de 68 mm em alvenaria com função de percussão, o martelo perfurador sem fio GBH 36 VF-LI Plus Professional é, em média, aproximadamente 35% mais rápido por perfuração.

Mais eficiência: elevada potência, maior autonomia e durabilidade

Os novos martelos perfuradores de 36 V da Bosch oferecem uma elevada potência de perfuração e de cinzelagem, com um mecanismo de percussão de 3,2 J. Equipado com quatro escovas, o motor garante uma maior durabilidade que o anterior, de duas escovas, devido à menor sobrecarga de cada escova.
O sistema de arrefecimento também foi melhorado, graças à geometria otimizada das aberturas de ventilação. Os metais usados, utilizados como ímanes, asseguram um campo magnético constante, o que torna o motor mais eficaz e compacto.
A relação entre a potência, peso e dimensão é assim otimizada: os martelos perfuradores GBH 36 V-LI Plus Professional e GBH 36 VF-LI Plus Professional pesam apenas 4,5 ou 4,6 kg, respetivamente, com a bateria de 4,0 Ah com Sistema CoolPack incluído.

Eletrónica Bosch para um trabalho confortável e controlado

Os dois novos martelos perfuradores estão equipados com Electronic Rotation Control (ERC) e Electronic Precision Control (EPC), duas inovações eletrónicas da Bosch que asseguram um trabalho mais confortável e seguro.
Através do ERC, um sensor integrado reconhece um bloqueio repentino durante o processo de trabalho ‒ por exemplo devido à existência de um objeto resistente na alvenaria ‒ e desliga imediatamente o motor para proteger o pulso do utilizador.
O EPC facilita a precisão do trabalho em materiais de menor dureza. Se a função EPC estiver ativada, a potência máxima do martelo perfurador é limitada a 70%, com uma aceleração mais lenta. O profissional pode assim trabalhar desde o início em modo de percussão, mesmo com materiais menos resistentes, como ladrilhos. É evitado um deslize na centragem prévia da broca, sendo possível obter resultados precisos de forma rápida e simples. As ferramentas dispõem ainda de um amortecimento eficaz das vibrações: um elemento amortecedor desacopla o punho principal do acionamento do martelo, reduzindo assim a carga de vibração para o utilizador em 25% em comparação com o modelo anterior.

Versátil para aplicações em ladrilhos, pedra, betão, madeira e metal

Os novos martelos perfuradores com tecnologia de lítio são apropriados para um leque alargado de aplicações simples a complexas, desde pequenas perfurações em ladrilhos ou alvenaria, ou trabalhos de cinzelagem em série. “Mesmo nas perfurações com brocas de coroa oca de grande diâmetro, até 82 mm, a elevada intensidade de energia de impacto, em combinação com uma maior autonomia de funcionamento da bateria, asseguram um avanço rápido da perfuração”, garante a Bosch. Com o GBH 36 VF-LI Plus Professional da Bosch e a respetiva bucha de aperto rápido incluída, os profissionais podem ainda trabalhar madeira e metal com brocas de encabadouro cilíndrico.
Com o martelo perfurador sem fio, os técnicos de canalização e climatização, bem como os eletricistas e instaladores, cujos trabalhos exigem uma grande mobilidade, podem reduzir investimentos com equipamentos e poupar tempo. O tempo de carregamento, por exemplo, é reduzido de 80 para 35 minutos com o carregador GAL 3680 CV Professional, que acompanha a ferramenta. Também no que diz respeito à comodidade de utilização, os martelos perfuradores dispõem de equipamento comprovado da Bosch: inclui uma luz LED que ilumina fortemente a área de trabalho, e possui um design otimizado em que o punho fica alinhado com o eixo de perfuração. Isto permite trabalhar com menos esforço e menos cansaço. Os martelos perfuradores assentam perfeitamente na mão do profissional, graças ao revestimento Softgrip, e são mais equilibrados devido ao seu design em L.
Os martelos perfuradores sem fio GBH 36 V-LI Plus Professional e GBH 36 VF-LI Plus Professional já estão disponíveis nos pontos de venda especializados.
Adicionalmente, os martelos perfuradores são fornecidos com duas baterias de 4,0 Ah, o carregador GSL 3680 CV e uma mala de transporte. Como acessório adicional, pode ainda ser utilizado o sistema de aspiração GDE 16 Plus Professional para um trabalho com menos pó.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.