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Terex CC 8800-1 com “Boom Booster” testada com sucesso em parque eólico

21 de Outubro de 2014 às 16:44:21

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Um guindaste Terex® CC 8800-1, equipado com um kit Boom Booster, foi utilizado para erigir uma turbina eólica no maior parque eólico dos Países Baixos.

O kit Boom Booster é uma estrutura de lança treliçada, com uma largura de 10 m e um comprimento de até 72 m, que é projetada para aumentar a capacidade de elevação do guindaste sobre esteiras Terex CC 8800-1.
O kit foi desenvolvido especificamente para cenários de aplicação com grandes cargas e sistemas de lanças longas, características pressentes na montagem de grandes turbinas eólicas. "É como se o kit tivesse sido projetado especificamente para o nosso projeto em Windpark Noordoostpolder”, diz Hendrik Sanders, diretor de projeto do Grupo Sarens, fornecedor mundial de serviços de equipamentos e transportes pesados, que levou a cabo esta tarefa pioneira para o seu cliente, a Enercon.

Marca nova máquina

O kit Boom Booster foi entregue pela Terex diretamente no local de trabalho e pré-montado de modo a permitir uma maior poupança de tempo. Foi necessário um total de doze camiões e uma autorização especial para colocar o kit Boom Booster em Noordoostpolder no prazo de uma semana. Enquanto isso, a Sarens utilizou 48 camiões para transportar o guindaste (que também era novo) e outros 28 veículos para levar o contrapeso superlift ao seu destino. Finalmente, outros 28 veículos transportaram as esteiras, componentes de distribuição de carga e equipamento para o local. Foram utilizados um total de 116 veículos de transporte, sem contar com os veículos adicionais que foram precisos para ajudar a transportar dois guindastes auxiliares sobre esteiras: um pertencente à classe de 100 t e outro à de 200 t.

Trabalho de preparação exigente

"As condições de trabalho no local eram únicas", diz Hendrik Sanders. Em primeiro lugar, era necessário criar uma superfície de suporte adequada para o CC 8800-1. Para tanto, a Enercon tinha utilizado balastro para criar uma plataforma, de modo a que o guindaste ficasse a 3 m do nível do solo. A rampa de acesso, com 7 metros, tinha uma inclinação de 2,5% e uma pressão sobre o solo máxima permitida de apenas 10 t por m2. Devido a isso, os guindastes auxiliares tiveram sempre de se mover sobre esteiras e as suas posições tiveram de ser niveladas, para assegurar que as gruas não ficavam em posição inclinada.

Lança de automontagem

A equipa estava ansiosa para ver a facilidade com que se conseguiria montar o kit Boom Booster, o que se verificou. “É claro que o kit é mais pesado em cerca de 50% do que o braço padrão do CC 8800-1, mas a forma como foi concebido tornou possível a automontagem com o ‘super elevador’. O tempo gasto foi muito idêntico ao que, de qualquer forma, teria levado o braço standard."
A equipa programou três semanas para a instalação do guindaste, uma semana a mais do que o habitual, uma vez que seria a primeira vez que lidava com o novo equipamento. Também por isso, os nove membros da equipa Sarens receberam apoio contínuo de técnicos do serviço de assistência pós venda da Terex.
Graças ao trabalho em equipa, foi possível montar o guindaste com o kit de reforço de aumento da lança e uma configuração BSSL e LF para equipamentos de elevação futuros. Com um comprimento de lança principal de 138 m - 72 m dos quais aportados pelo kit Boom Booster - e uma extensão LF de 18 m (59 pés) - o CC 8800-1 atingiu um alcance de comprimento total de 156 m, o suficiente para levantar os componentes das turbinas eólicas a uma altura 135 m com uma amplitude de 20°. Para o efeito, a superestrutura foi equipado com um contrapeso de 295 t, o reator central totalizou 60 t e foi utilizado um contrapeso de 400 t.
"Com o guindaste assim montado o resto era simples trabalho de rotina", diz Cedric Debauche, um dos dois operadores do CC 8800-1. Mal as gruas assistentes ergueram a torre Enercon E-126, coube ao guindaste Terex levantar os últimos componentes a uma altura de 135 m: a nacele de 170 t e um raio de 40 m; o gerador de 260 t e um raio de 36,5 m; o hub, incluindo adaptadores, de 375 t e um raio de ação de 33 m; e as três pás de fibra de vidro do rotor, cada uma pesando 40 t e utilizando um raio de trabalho de 23,5 metros.
Todo este processo vai ser repetido até serem instaladas 37 turbinas eólicas, o que significa que a grua CC 8800-1 vai ficar no local cerca de um ano, trabalhando em conjunto com o guindaste CC 9800 da Enercon.
"Tanto quanto podemos dizer, o Boom Booster passou no teste com louvor. O equipamento tem um design compacto que permite aguentar enormes cargas com sistemas de lanças longas", resume o membro da equipa Sarens. Em resultado, o Grupo está a utilizar o kit em várias partes do mundo.

Sobre o CC 8800-1

Segundo a Terex, “o CC 8800-1 é um dos mais poderosos guindastes móveis produzidos em série no mundo”. Oferece uma capacidade de elevação máxima de 1.600 t e um alcance máximo de carga de 24.002 t. O seu raio de elevação varia entre 19 e 30 m. Com uma configuração SWSL, a sua lança pode atingir um comprimento máximo de 216 m. O guindaste foi concebido para poder ser facilmente transportado: nenhum dos seus componentes mede mais de 3,5 m e quase todos eles pesam menos de 40 t. Além das funções que limitam o raio de ação e a pressão sobre o solo, o seu sistema de controlo IC-1 também possibilita um autodiagnóstico para simplificar a solução de problemas no local e aumentar o tempo de atividade. Duas unidades idênticas de acionamento independente, bem como um segundo sistema de controlo independente, podem aumentar o tempo de atividade no local de trabalho. Como resultado, o guindaste sobre esteiras CC8800-1 pode continuar a trabalhar, mesmo que um dos seus motores ou sistemas de controlo falhe. Um kit Twin opcional pode ainda ser utilizado para aumentar a capacidade de elevação para 3.200 t.
Também o novo kit impulsionador da lança pode aumentar a capacidade de elevação até 90%, especialmente quando estão envolvidos grandes comprimentos da lança principal e configurações íngremes da mesma. O kit pode ser desmontado em várias seções e transportado em contentores abertos de 40 pés e encontra-se disponível tanto nos novos guindastes, assim como um adicional para os modelos já existentes.

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