07 / Dezembro / 2019

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Equipamentos ver todas os artigos desta secção

Cofragens e andaimes em destaque na Bauma 2013

08 de Abril de 2013 por Lurdes Neto às 15:10:48

tamanho da letra:

Equipamentos

Novos sistemas e soluções para a área das cofragens e dos andaimes vão estar em exposição na Bauma, Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos para os setores da Construção e Minas, que decorre de 15 a 21 de abril, em Munique, na Alemanha.

Um dos principais motores da inovação em sistemas de andaimes e cofragens é a necessidade de melhorar a eficiência das operações de montagem e desmontagem, especialmente mercados de trabalho intensivo.

Mais eficientes

A Peri, por exemplo, vai apresentar na feira os componentes para o seu sistema de cofragem Maximo, os quais, diz a empresa, irão aumentar ainda mais a gama de aplicações para este sistema, cujos laços são instalados a partir de um só lado.
Por seu turno, a Doka, que também tem vindo a melhorar os seus sistemas de cofragem para revestimento, vai patentear na Bauma o Dokadek 30, um novo sistema sem vigas para cofragem de pisos, concebido como uma construção em aço leve com painéis "Xlife", e que é, de acordo com a empresa, mais seguro e fácil de usar e mais rápido de configurar.
Com o desenvolvimento da Evermax, um painel de cofragem de plástico composto, o fabricante Ulma aposta numa maior durabilidade e eficiência mais elevada. O novo painel de cofragem tem um núcleo leve termoplástico e duas camadas de reforço asseguram propriedades mecânicas semelhantes às de contraplacado. As camadas de superfície, em ambos os lados, proporcionam um acabamento limpo e fácil separação do betão. São resistentes à abrasão e podem ser facilmente reparados se estiverem danificados. Em contraste com os painéis de contraplacado, painéis de Evermax repelem a humidade, não dobram e não apodrecem, garante a Ulma.
Já a NOE-Schaltechnik vai mostrar o NOEtop, para descasque de cantos, projetado especificamente para uso em poços de elevadores, escadas e edifícios com espaços de trabalho confinados. No desenvolvimento deste produto, o fabricante colocou uma especial atenção à fácil junção e deslocalização dos cantos de decapagem, sem necessidade de desmontar a cofragem interior.

Melhor organização

Passando a eficiência neste campo também pelo planejamento, na Bauma 2013, o Grupo Pascal estará apresentando seu software Plano Pascal, versão 10.0, para o planejamento de cofragens e gestão de materiais no estaleiro e que permite produzir, facilmente, planos de cofragens em 3D e a gestão completa de materiais para a estaleiros de construção e locais de obra mais reduzidos. Na nova versão do software existe, pela primeira vez, uma versão baseada na Web, assim como uma local. Em vez de adquirirem o hardware do servidor, licenças de software e dados de segurança, os utilizadores do programa podem simplesmente fazer uso da Cloud e pagar apenas os serviços que forem utilizados na realidade.

Ainda mais segurança e abrangência 

A segurança é, naturalmente, um aspeto muito importante em todas as operações com cofragem e andaimes, pelo que, entre outras marcas, a Friedr. Ischebeck GmbH vai patentear os seus produtos e soluções, quer novos quer modificados. Além disso, outros fabricantes de sistemas de andaimes e cofragens irão por estes dias à Bauma com o objetivo oferecer aos seus clientes uma ampla gama de produtos e serviços. É o caso da Harsco Infrastucture. Este player global, resultado de uma aliança, em 2010, de três grupos  - Hünnebeck (Alemanha), Patentes (EUA) e SGB (UK) – apresentará não só soluções técnicas de engenharia, mas também, uma ampla gama de serviços,  nomeadamente, em consultoria, desenvolvimento de projetos, logística, limpeza e reparação, etc. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.