24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Saint-Gobain lança o primeiro vidro com baixa pegada de carbono

15 de Novembro de 2022 às 11:46:33

tamanho da letra:

Materiais

A Saint-Gobain Glass lançou ORAÉ®, um novo vidro base com uma pegada de carbono estimada de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm), ou seja, a pegada de carbono mais baixa do mundo, segundo a empresa.

Esta conquista, que já traduz uma redução de aproximadamente 40% da pegada de carbono em relação à produção de vidro base das linhas Saint-Gobain na Europa, “é o culminar de um grande esforço de I&D, juntamente com a excelência de sua equipa industrial”, afirma a empresa em comunicado. Durante o primeiro semestre de 2022 foram realizadas várias campanhas que aliam a utilização de energia elétrica de fontes renováveis e um elevado teor de vidro reciclado – casco (cerca de 70%, dos quais 55% de origem externa). Tudo isso foi possível graças às iniciativas de reciclagem implementadas pela Saint-Gobain Glass em toda a Europa, que permitem aumentar a quantidade declarada como conteúdo reciclado, de acordo com a ISO 14021:1999, sem afetar a proporção de casco usado na produção regular. “Como resultado de todas essas etapas, a Saint-Gobain Glass conseguiu reduzir a pegada de carbono do seu vidro base transparente sem comprometer o desempenho técnico, a qualidade ou a estética dos seus produtos”, conclui. 
A Saint-Gobain Glass Portugal integrará o novo vidro ORAÉ® no seu portefólio de soluções, começando pelo vidro de controlo solar Cool-Lite® Xtreme. O Cool-Lite® Xtreme foi escolhido como a primeira aplicação ORAÉ®, graças à sua avançada tecnologia de revestimento que reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo consumo de refrigeração, aquecimento e iluminação nos edifícios. Cool-Lite® Xtreme Oraé® representa a combinação perfeita de desempenho e sustentabilidade, reduzindo tanto a pegada de carbono operacional como a incorporada. 
Para cada projeto em que o Cool-Lite® Xtreme Oraé® for escolhido, o vidro base ORAÉ® estará disponível para fabricar com este substrato todos os vidros que compõem as unidades isolantes da fachada. 
Para garantir o fornecimento de vidro de baixa pegada de carbono ORAÉ®, a Saint-Gobain Glass realizou campanhas de produção em 3 países - França, Espanha e Alemanha - e já planeou novos produtos ORAE® para integrar na sua carta de serviço. Além disso, e em sintonia com o seu novo lançamento, a Saint-Gobain Glass apoia os seus clientes, ao fornecer informações e certificações ambientais. A informação ambiental detalhada será documentada através das Declarações Ambientais de Produto – EPD´s – e verificadas por uma entidade externa. Atualmente, estão em fase de preparação, e estarão disponíveis no início de 2023. Posteriormente, serão integrados no Calumen® Live, a ferramenta digital de configuração de vidro da Saint-Gobain Glass, que já estima a pegada de carbono do seu envidraçado com base no vidro base e nas capas, tanto para vidro monolítico, como para vidros isolantes. 
A Saint-Gobain Glass está igualmente a trabalhar na Certificação Cradle to Cradle, cuja avaliação espera obter durante o primeiro trimestre de 2023. 
A construção gera atualmente cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa, portanto, essa indústria está no centro do desafio da descarbonização. Além disso, de acordo com um estudo conjunto realizado com a empresa consultora Arup, as fachadas representam até 20% da pegada de carbono incorporada dos edifícios. Assim, trabalhar o impacto global do vidro permite-nos alcançar uma redução significativa da pegada de carbono dos edifícios, continuando a oferecer os benefícios da luz natural e do conforto térmico aos seus ocupantes. “Tudo isso confirma o papel fundamental que a ORAÉ® desempenhará na promoção de uma indústria sustentável e na aceleração do desenvolvimento de uma economia circular e de baixo carbono”, defende a Saint-Gobain. 
“Cool-Lite® Xtreme Oraé® representa o primeiro passo para uma ampla oferta de produtos com baixa pegada de carbono, um produto totalmente alinhado com o compromisso da Saint-Gobain de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e com a ambição de se posicionar como líder mundial em construção leve e sustentável, conclui a empresa em comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.