18 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Corticeira Amorim lança pavimento com materiais reciclados da Nike

19 de Julho de 2022 às 14:34:23

tamanho da letra:

Materiais

A Corticeira Amorim lançou no mercado americano um novo subpavimento que combina cortiça e excedentes de produção da indústria do calçado da Nike.

O subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind é produzido pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mais exigentes do mundo, e pretende ter um impacto positivo no ambiente, através da criação de uma solução sustentável para o setor da Construção, tendo por base os princípios da economia circular. 
A Amorim Cork Composites utilizou na composição deste produto compósitos de cortiça e espuma de EVA proveniente dos excedentes do processo de fabrico de calçado da Nike (Nike Grind). 
A nova solução assenta numa formulação que visa “proporcionar um elevado desempenho ao subpavimento, devido às características únicas que a cortiça confere a esta aplicação: durabilidade, conforto, impermeabilidade, anti vibração e isolamento térmico e acústico” afirma-se em comunicado. Segundo um estudo levado a cabo pela consultora EY, o balanço de carbono do subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind é negativo, representando -5.5kg CO2 eq/m2. Isto significa que este produto promove um sequestro de carbono no montado que é superior às emissões de CO2 que resultam da sua produção. “O subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind é, por isso, uma excelente opção para quem procura uma solução sustentável e de alta performance”, conclui a Corticeira Amorim.
António Rios de Amorim, presidente e CEO desta empresa, destaca o facto de “o produto refletir uma aposta contínua (…) na área da economia circular, assumindo a sustentabilidade como um compromisso e como um dos pilares estratégicos da atividade da empresa”. Salienta ainda, “no futuro, a Amorim Cork Composites vai continuar a fazer o que faz de melhor: acrescentar valor à cortiça de forma competitiva, diferenciadora e inovadora».
O estudo de Ciclo de Vida do subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind foi conduzido segundo uma abordagem cradle-to-gate, contemplando os impactos ambientais de todas as atividades, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção de todos os componentes, até à porta da fábrica. A metodologia dos estudos teve por base o sequestro de CO2 promovido pela floresta de sobro, bem como as normas ISO 14040/44, complementadas com as diretrizes do International Reference Life Cycle Data System (ILCD). Os dados associados à produção do produto foram fornecidos pela Amorim Cork Composites, ao passo que os processos gerais associados à produção das matérias-primas, energia, transporte e gestão de resíduos foram obtidos na base de dados ecoinvent 3.5.
 
O produto Go4cork Blend com Nike Grind está disponível na Home Depot USA.
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.