25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Kebony Clear dá forma a habitação assinada por Gonçalo Bonniz

20 de Janeiro de 2022 às 11:35:19

tamanho da letra:

Materiais

A madeira sustentável Kebony Clear é uma das protagonistas da casa FdP, no Alto Alentejo, um projeto assinado pelo arquiteto Gonçalo Bonniz.

Foto: Woodtarget Arquitetura

De traço vanguardista e linhas depuradas, a habitação está integrada com a paisagem alentejana, a morfologia do terreno e a sua envolvente, um objetivo que foi conseguido pela utilização de materiais que se misturassem com as cores autóctones, numa combinação perfeita de betão e madeira Kebony Clear. “Um dos grandes drivers era ter uma casa que dominasse a paisagem. Trata-se de um projeto fortemente inspirado no local, tendo como elementos orientadores a morfologia do terreno, a orientação solar e respetivas vistas, as árvores a preservar, que ajudaram a talhar a forma da casa e a tornaram mais integrada, e as cores naturais”, começa por explicar o arquiteto Gonçalo Bonniz. Esta integração cromática “foi um fator preponderante para provocar a dissimulação da habitação na paisagem rural, marcada pela existência de ardósia multicolor, de cor cinzenta e castanha, tendo sido utilizado o betão com pigmento cinza e madeira Kebony Clear para fazer essa ligação cromática”, detalha ainda o arquiteto. 
Kebony Clear foi aplicado na fachada sem nenhum tratamento superficial. A madeira tem uma cor castanho-escura, que, com o tempo, acaba tornando-se cinza prateada quando exposta aos elementos, o que irá permitir a sua integração com o betão utilizado na construção. 
A coloração, que joga bem com os restantes materiais, foi apenas uma das motivações para a escolha da Kebony para os exteriores desta moradia particular. Destacam-se também a sua durabilidade e estabilidade, importantes numa zona agreste em termos climatéricos, além do envelhecimento controlado e do facto de dispensar operações de manutenção. 
A madeira Kebony Clear tem também uma forte presença nos interiores da moradia FdP. Além da sua aplicação na fachada e no deck das zonas exteriores, a Kebony Clear foi utilizada em diversas áreas interiores, nomeadamente nos armários da cozinha, nos roupeiros e armários em geral, assim como no revestimento de paredes e em todas as portas interiores, cuja altura é de 3 metros. 
A construção da casa, incluindo os trabalhos de carpintaria com Kebony Clear, foi coordenada e executada pela Matriz - Sociedade de Construções Lda. 
Em termos de aplicação deste material destaca-se a facilidade de manuseamento e trabalho, a resistência e, simultaneamente, o facto de ser suave ao toque e permitir um acabamento de qualidade superior sem adição de quaisquer produtos. Kebony é uma madeira sustentável que não requer manutenção, além da limpeza básica. O material possui qualidades comprovadas para uma ampla gama de aplicações e é frequentemente escolhido para pátios e revestimentos exteriores. 
Kebony Technology® é um processo de tratamento de madeira patenteado e ecológico, originalmente desenvolvido na Noruega. Este processo utiliza um fluído de base biológica para melhorar as qualidades e características da madeira. A estrutura celular é permanentemente alterada, proporcionando à madeira um desempenho e o tom castanho-escuro profundo semelhantes ao da madeira tropical. 
A sede global da empresa está localizada em Oslo, Noruega, com a sua unidade de produção em Skien, a sul de Oslo. Em Portugal e Espanha, a Kebony é representada pela Mutable Neuron, Lda. 





Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.