12 / Agosto / 2020

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Novo Hospital da Estrela aposta em revestimentos Equitone para a fachada

15 de Junho de 2020 às 15:54:17

tamanho da letra:

Materiais

O Hospital da Estrela, nova unidade de cuidados continuados integrados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na capital, está a ser revestido com as linhas Equitone [tectiva] e Equitone [linea], marca da Etex, num total de 7.000 m² de painéis aplicados.

A nova unidade de saúde resulta da requalificação do antigo Hospital Militar da Estrela, encerrado em 2013. Situado junto à Basílica da Estrela, o projeto de requalificação abrange uma área de construção de cerca de 16.000 m², para instalar, em três fases, uma unidade de cuidados continuados integrados, incluindo áreas especializadas na pediatria e demência. André Caiado, do atelier Contacto Atlântico, assina o projeto de arquitetura do novo hospital, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com construção da Acciona.
O novo equipamento de saúde, cuja primeira fase de construção está praticamente concluída, integra na sua fachada cerca de 5.000 m² de Equitone [tectiva] na cor branca e outros 1.000 m² na cor cinza, “uma gama de textura suave e onde a diferenciação visual é feita sobretudo ao nível da cor. O projeto será ainda revestido com outros 1.000 m² de placas Equiton [linea] LT90, também em branco, que se afirmam pelo relevo mais acentuado e pela profundidade das nervuras”, revela-se em comunicado.
“Pontuar as placas Tectiva branco com as cinza permite fazer um jogo de sombras muito apelativo, conseguido apenas por essa diferença cromática dos painéis. Ao mesmo tempo, as placas Linea em branco conferem um aspeto texturado, que acrescenta estrutura e profundidade à fachada. Esta escolha vai conferir uma dinâmica visual muito interessante ao projeto, apenas jogando com cores e texturas. Tudo isto associado às grandes mais-valias dos revestimentos Equitone, que são a sua capacidade de resistência, isolamento, durabilidade, leveza e manutenção”, comenta Gilberto Barbosa (account manager da Equitone, para Portugal).
A Equitone é uma marca de revestimentos de fibrocimento para aplicação em fachadas ventiladas, que assim revestidas, apresentam uma expetativa de vida útil de cerca de 50 a 60 anos.
Com um portfólio diversificado de projetos em Portugal, o sistema de fachadas Equitone está presente em projetos como a sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, o Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades e a Escola Água de Pau, ambos em São Miguel (Açores), bem como a Escola Secundária de Olhão, o edifício da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços ou, ainda, o Bairro do Sobreiro, na Maia, entre vários outros.
Equitone é a marca Etex de referência de materiais em fibrocimento para fachadas ventiladas e interiores. Oferece revestimentos de grande formato, coloridos na massa e com acabamentos inovadores, criados por e para arquitetos e pensados para adequar-se a qualquer design de fachada.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.