06 / Julho / 2020

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Fachada ventilada Ark Wall da Isopan escolhida para “montra” da Lexus em Faro

09 de Janeiro de 2020 às 15:40:35

tamanho da letra:

Materiais

O gabinete de arquitetura e consultadoria Rarcon escolheu a fachada ventilada Ark Wall da Isopan para dar corpo ao edifico que concebeu para o novo concessionário da marca de automóveis Lexus em Faro, no Algarve.

Fotografia: Ivo Tavares Studio

Para o cliente, a Caetano Auto, os arquitetos da Rarcon criaram um edifício minimalista com uma forma geométrica irregular. Para tornar exequível a sua construção, optaram por um sistema de fachada ventilada que permitisse a criação de uma "envolvente" que pudesse adaptar-se à morfologia proposta. “Com o sistema ARK Wall da Isopan não só se conseguiu uma execução rápida da obra, como também um acabamento estético único”, garante-se em comunicado. 
Nas palavras da Rarcon, “de uma estrutura metálica pré-existente e da reformulação de um espaço comercial, foi desenvolvido um exercício de criar uma peça icónica que se afirma como protagonista perante a envolvente. A estrutura existente tinha uma forma muito particular e para albergar as necessidades técnicas exigidas pelo programa, como uma área de exposição, escritório, lounge e um piso técnico superior, houve a necessidade de adaptar as pendentes para incluir o programa e para o controlo da drenagem das águas pluviais. A cobertura foi pensada como um quinto alçado, igualmente tratado, moldado e revestido, para que haja uniformidade de qualquer ponto de vista. As geometrias foram deliberadamente vincadas com a intenção de sobressair e atrair o cliente intuitivamente para o interior do espaço. Estas geometrias são introduzidas com recurso a uma substrutura autónoma, como uma pele, que se agarra à pré-existência e permitiu, assim, um desenho mais livre do objeto. No interior do edifício percebemos que a relação com o exterior é direta, havendo um diálogo com a linguagem pensada para o invólucro. Assim, o interior é moldado pela estrutura metálica pré-existente, tornando-o característico pelos ângulos e torções que o compõem. O edifício funciona como um todo, com uma identidade morfológica forte que se relaciona com a identidade da marca, em que a parte cromática e a forma são predominantes no espaço”.

Características e vantagens do sistema

No acima referido comunicado explica-se que “o uso de um sistema de construção seco e leve, forneceu, além de um melhor desempenho térmico ideal para o edifício, um excelente acabamento arquitetónico. A solução foi optar pelo sistema de fachada ventilada ARK Wall da Isopan, que se adaptou perfeitamente às irregularidades da envolvente projetada. O sistema permite que uma subestrutura metálica leve seja adicionada aos painéis sanduíche ISOPAN, que suporta o revestimento final feito com painéis de fibrocimento. O resultado é uma envolvente homogénea completa, com o mesmo tipo de elementos de construção”.
Segundo o fabricante, a fachada ARK Wall consegue “melhorar o isolamento térmico e acústico do edifício, enquanto elimina as pontes térmicas e se converte numa envolvente térmica eficiente para mudanças atmosféricas exteriores. O sistema ventilado fornece alta respirabilidade e evita a acumulação de humidade. Finalmente, a ARK Wall é uma solução funcional, de construção leve e a seco, de fácil manutenção e de grande valor estético e durabilidade. O uso de painéis de luz reduz o peso transmitido à estrutura do edifício e proporciona grande liberdade de expansão térmica graças aos componentes de fixação e ancoragem do revestimento exterior”, conclui a Isopan.
A Isopan Ibérica, refira-se, é a sede em Espanha da Isopan Insulated Design, a marca da holding italiana Manni Group, que se dedica ao fabrico de painéis isolantes, para telhados e fachadas, utilizados para melhorar a eficiência energética de edifícios residenciais, industriais e comerciais e para responder às necessidades específicas dos setores da zootecnia e da refrigeração industrial. É a partir de Constantí (Tarragona) que se gerem e são fabricados painéis sandwich para os mercados de Espanha, Portugal, França e de vários países do continente africano. O Manni Group conta com mais 1100 funcionários, 21 instalações de fabrico e escritórios de venda em todo o mundo. Com uma faturação de cerca de 600 milhões de euros (2018), o Grupo distribui os seus produtos a 10 000 clientes em mais de 66 países.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.