25 / Maio / 2019

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Sonae Arauco lança 3DF, o Three Dimensional Fiberboard

08 de Maio de 2019 às 16:00:45

tamanho da letra:

Materiais

3DF é uma placa de compósito derivado de madeira moldável e isenta de formaldeído que pode adquirir inúmeros formatos de forma muito rápida e produtiva, permitindo um vasto leque de possibilidades de aplicação

A Sonae Arauco, produtor de painéis derivados de madeira, está pronta para lançar este produto inovador, que é o resultado do investimento intensivo em I&D de tecnologia e design.
“3DF é uma placa derivada de madeira termoformável da Sonae Arauco que pode ser moldada em inúmeros formatos por ação da temperatura e pressão (processo de moldagem por compressão), permitindo criar estruturas profundas e raios grandes de forma muito rápida e produtiva. Esta tecnologia permite substituir processos tradicionais, tais como a flexão de contraplacado e o processo CNC (corte assistido por computador), o que proporciona melhorias extraordinárias em termos de possibilidades de produtividade, qualidade e design e em termos de impacto ambiental”, descreve a Sonae Arauco em comunicado.
Quer seja aplicado em frentes de móveis, portas, assentos, revestimentos de parede ou utilizado noutras aplicações, tais como no setor da Construção ou até mesmo automóvel, “3DF é a opção ideal para que os seus projetos mais exigentes se tornem realidade com o máximo de flexibilidade e o mínimo de esforço”, defende o fabricante do produto, acrescentando que “a superfície superior obtida permite uma lacagem perfeita e a aplicação de revestimentos em pó, podendo também ser revestida diretamente com um filme 3D ou CPL durante o processo de moldagem”.
Adelaide Alves, Product Development Director da Sonae Arauco, afirma que “a tecnologia inovadora do 3DF adapta-se perfeitamente à nossa estratégia ao proporcionar novas soluções inovadoras ao mercado através de parcerias industriais estratégicas e ao levar a madeira mais além. Além disso, o 3DF responde aos novos requisitos da indústria do mobiliário, dado causar um menor impacto ambiental”.
Os materiais do 3DF já foram galardoados com o primeiro lugar nos prémios AVK Innovation Award 2017, na categoria "Produtos/componentes e aplicações inovadores", e são atualmente candidatos ao prémio Interzum Award 2019, que distingue os produtos mais inovadores do setor mobiliário. 
Atualmente, o produto já está a ser testado e utilizado com sucesso por alguns dos parceiros industriais da Sonae Arauco como a Light Weight Solutions Gmbh, a Kreutzfeldt Gmbh e a Jetclass Group em vários produtos, tais como em cadeiras ou frentes de móveis, nos quais o valor dos materiais aumenta as possibilidades de aplicação e cria novas oportunidades.
3DF é produzido industrialmente nas linhas MDF da Sonae Arauco e está disponível em grandes quantidades comerciais. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.