26 / Março / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Soluções da Corticeira Amorim escolhidas para a Sala VIP da ARCO Madrid

01 de Março de 2019 às 11:33:54

tamanho da letra:

Materiais

A Corticeira Amorim disponibilizou diversas soluções técnicas e materiais decorativos em cortiça, nomeadamente pavimentos Wicanders, placas e rolos com múltiplos visuais de cortiça, Cork Fabrics, Cork Wall, assim como aconselhamento técnico, para revestir e decorar a Sala VIP da ARCO Madrid.

O trabalho decorre de uma parceria com o artista Lázaro Rosa-Violán, que desenvolveu o conceito criativo do espaço na feira internacional de arte contemporânea da capital espanhola, e que contou ainda com a colaboração da Revista AD.
“Esta parceria permitiu valorizar a unicidade estética da cortiça, e explorar a singularidade natural deste material, como a durabilidade e a leveza, num espaço tão exclusivo do certame de arte contemporânea, mais atrativo e relevante, do mercado espanhol”, sublinha a corticeira amorim em comunicado.
A sala VIP, um espaço artístico exclusivo, que ocupa 1.200 metros quadrados, é o local privilegiado onde galeristas, colecionadores e convidados especiais podem descansar, apoiados em mobiliário que incorpora também cortiça, estabelecer contactos e agendar reuniões. O espaço acolhe também um restaurante.
Lázaro Rosa-Violán Studio, que visitou previamente a Corticeira Amorim para conhecer todo o ciclo produtivo da cortiça e o vasto portefólio de produtos e soluções, explica em declarações à revista AD, que, “até agora, [a cortiça] foi usada apenas de maneira tímida e oportuna. Em alguns projetos (…) incluí pequenos detalhes, mas agora quero usá-la de uma forma muito invasiva: pisos, paredes, lâmpadas, mesas, bancos… até mesmo no balcão do bar (…). Jogo com a materialidade e a luz, com base em transparências, com a cortiça em folhas muito finas que são mais sólidas ou mais transparentes, que ainda têm micro perfurações, e variam a intensidade da iluminação.”
Cristina Amorim, da Corticeira Amorim, destaca que “Lázaro Rosa-Violán conseguiu realçar a cortiça de forma extraordinária, exibindo as suas características estéticas e valorizando a cortiça enquanto material natural de excelência e os nossos produtos e soluções técnicas, sobretudo com um design moderno e arrojado. O resultado foi um claro equilíbrio entre os visuais naturais e o conforto que a cortiça confere em termos acústicos e de resistência ao impacto”.
No panorama da arte contemporânea, a Corticeira Amorim tem marcado presença nos principais eventos internacionais e estabelecido uma relação de proximidade com designers, arquitetos e criativos, através dos quais têm sido exploradas as infinitas potencialidades da cortiça.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.