16 / Novembro / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Equitone em fachada ventilada no maior bairro residencial da Maia

07 de Novembro de 2018 às 15:27:28

tamanho da letra:

Materiais

O material de revestimento Equitone foi a solução de fachadas escolhida para aplicar na reabilitação dos edifícios que compõem o Bairro do Sobreiro, bem no coração da cidade da Maia, no Grande Porto.

No âmbito destas intervenções, os edifícios passarão a integrar revestimentos Equitone nas suas fachadas, uma solução que, explica-se em comunicado, “por corresponder a um sistema de fachada ventilada, permitirá melhorar problemas de fundo do edificado a nível de instabilidade e fissuração das paredes exteriores. Garante também uma elevada durabilidade (a expetativa de vida de fachadas deste material é superior a 50 anos), além de não apresentar exigências significativas em termos de manutenção e de limpeza”.
Acresce ainda que a solução escolhida pelo promotor do projeto irá “contribuir de forma muito positiva para a estética urbana deste bairro, com grande impacto na cidade pela sua localização central e dimensão”. Distinguindo-se pelo seu aspeto de grande naturalidade, o revestimento a aplicar nos blocos tem uma cor em tons de cinzento e bege claro e, nas torres, prevê-se painéis em tons de creme e branco, conferindo, assim, uma imagem atual e renovada a este bairro atualmente bastante degradado. Gilberto Barbosa, gestor de mercado português do Grupo ETEX (Divisão de Fachadas), acrescenta que “as soluções Equitone apresentam um rácio custo-benefício muito interessante, pois permitem não só atuar em questões de curto-prazo, como acompanhar, de forma mais eficiente, o desgaste natural de um edifício ao longo da sua vida. E esta obra mostra que se trata de uma solução excelente também para a reabilitação, precisamente pela conjugação destes fatores”.

Primeira grande intervenção em quase 50 anos

Construído no final dos anos 70 para dar resposta às necessidades crescentes de habitação, o Bairro do Sobreiro é atualmente o maior núcleo residencial do concelho da Maia e será agora alvo da maior intervenção de requalificação urbana da sua história. O bairro é atualmente composto por 44 blocos residenciais com 4 pisos acima do solo (+ 1 em cave) e 4 torres de 10 e 11 pisos residenciais, as quais integram ainda comércio e serviços nos pisos térreos e de sobreloja. No total, estes edifícios contabilizam mais de 500 fogos. Deste parque edificado, oito blocos foram já reabilitados anteriormente, igualmente com fachadas Equitone. A autarquia maiata, através da empresa Espaço Municipal, que gere este Bairro, dá agora início aos trabalhos de reabilitação de 17 blocos residenciais, bem como sobre os espaços de fruição pública e infraestruturas, um investimento financiado com recurso a diversos instrumentos de apoio comunitário.
Posteriormente, serão intervencionados outros 11 edifícios com as mesmas características, bem como 4 torres de 10 e 11 pisos situadas no núcleo central do bairro, cujas empreitadas terão início entre o final deste ano e durante o próximo ano, informa-se em comunicado.
Quando Ludwig Hatschek inventou o fibrocimento no final do séc. XIX combinou os elementos básicos da terra: materiais minerais, água, ar e fogo (calor) criando o material resultante a que chamou “Eternit”, aludindo à durabilidade superior deste novo material. A marca Equitone é o seu sucessor, estando integrada no Grupo ETEX. Herdeira do inventor do fibrocimento, esta holding industrial multinacional tem mais de um século de história e é especializada no fabrico de materiais de fibrocimento, contando com 116 unidades repartidas por 44 países nos cinco continentes e empregando mais de 17 mil trabalhadores. A Equitone encontra-se presente em Portugal representada pela Euronit/Grupo ETEX e em parceria com distribuidores nacionais de materiais de construção de referência.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.