23 / Maio / 2018

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Knauf lança novas soluções para fachadas ventiladas

28 de Setembro de 2017 às 17:00:44

tamanho da letra:

Materiais

De entre as múltiplas soluções de fachadas que atualmente existem, a fachada ventilada é a que proporciona um maior grau de eficiência energética e conforto acústico sempre que tem incorporada uma lã mineral como isolamento.

É o que acontece nas novas soluções lançadas pela Knauf Insulation para fachadas ventiladas, com a gama Ultravent incorporada.
As fachadas ventiladas caracterizam-se pela existência de uma câmara-de-ar ventilada entre o isolamento e o acabamento, resultante da colocação de uma subestrutura metálica fixada à parece exterior, a qual serve como base para suportar o acabamento que atua como segundo painel do edifício. A câmara ventilada funciona por efeito chaminé, ao criar, por convexão, uma corrente contínua ascendente de ar, aquecido pela radiação solar que incide sobre o acabamento. As grandes vantagens desta fachada ventilada são o isolamento contínuo, ou seja, a eliminação das pontes térmicas, o evitar da condensação de água, ao facilitar a evacuação do vapor de água, e a melhoria acústica, atenuando a repercussão da onda sonora devido à grande capacidade de absorção acústica da lã mineral.
Para este sistema construtivo a Knauf Insulation utiliza, como principais soluções, as lãs hidrorrepelentes Ultravent Black, Ultravent 032 e Ultravent 035. O Ultravent Black é um produto não-hidrófilo, “altamente repelente à água”, que se integra com todos os materiais e soluções de acabamento. Em forma de rolos de 1,20 m de largura, está revestido numa das faces com um tecido de vidro negro, “que confere ao produto uma elevada resistência à tração”. Tem uma condutividade térmica de 0,035 W/mk e, como as restantes soluções, classe A1 na reação ao fogo, ou seja, não combustível, informa a Knauf Insulation em comunicado.
O Ultravent 032, por seu turno, tem o valor de condutividade térmica declarado mais baixo do mercado, com uma face revestida com véu preto que deve sempre ficar voltado para o lado exterior da fachada.
Por fim, o Ultravent 035 está disponível em formato rolo e os seus painéis semirrígidos são revestidos numa das faces por um tecido preto que lhe confere “excelentes propriedades térmicas, acústicas e de resistência ao fogo”.

Sistema Rainproof, a solução impermeável

Para zonas de elevada pluviosidade a Knauf Insulation conta com uma solução impermeável, o sistema Rainproof, constituído por um painel de lã mineral de alto desempenho térmico (Painel Plus TP 138) e uma película resistente à água da chuva e que não deixa que a água penetre em nenhuma folga (UV HOMESEAL 0,02). “Uma solução completa e das mais avançadas no mercado em termos de estanquidade e eficiência energética, com um baixo coeficiente de condutividade térmica (λ = 0,032 W/mK), elevada resistência à água da chuva (W1), respirabilidade ao vapor de água (Sd = 0,02 m) e excelente reação ao fogo (B-S1, d0)”, garante a Knauf Insulation.
Todos os produtos Knauf Insulation somam às suas vantagens o respeito pelo meio-ambiente, graças à Ecose Technology, uma tecnologia de ligante livre de formaldeídos e fenóis, com baixa de emissão de compostos orgânicos voláteis e propriedades térmicas inalteráveis com o tempo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.