12 / Novembro / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Nova gama Rockpanel® Stones: Agora a pedra é leve e flexível

01 de Março de 2017 às 14:37:38

tamanho da letra:

Materiais

Rockpanel® Stones é uma nova gama de placas para fachadas que imitam o aspeto da pedra natural, apresentando-se como uma alternativa estética, rentável e sustentável às fachadas convencionais construídas com pedra natural ou betão.

Além disso, as placas leves e flexíveis, adaptam-se a fachadas com curvaturas, permitindo assim a criação de variadas conceções arquitetónicas.
Uma fachada de betão ou pedra natural pode melhorar a estética de qualquer edifício e dar-lhe um aspeto profissional. No entanto, devido ao seu peso, as fachadas de pedra podem implicar problemas de construção e outros relacionados com a eletricidade estática, já para não falar nos de ordem económica. Além disso, quando o edifício apresenta superfícies curvas, a conceção fica muito limitada.
“A partir de agora, a conceção de edifícios praticamente não terá limites, porque a Rockpanel amplia a sua gama de produtos com a Rockpanel Stones. Fabricadas com rocha basáltica de origem vulcânica de longa duração, as placas Rockpanel Stones são tão fáceis de trabalhar como a madeira, podem ser dobradas sem que seja necessário efetuar qualquer tratamento prévio e, simultaneamente, são tão resistentes e duradouras como a pedra”, explica o fabricante em comunicado. Segundo Frank Weigelt, diretor de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Rockpanel, "em três acabamentos excecionais – 'Mineral', 'Basalt' e 'Concrete' - e com um total de onze conceções diferentes, os arquitetos e projetistas dispõem de um vasto leque de possibilidades para criarem fachadas incríveis com o aspeto da pedra natural".
Por seu turno, John Relou, responsável pelo Marketing Técnico, acrescenta que "a nova gama Rockpanel Stones oferece, por fim, uma solução cómoda que resolve os múltiplos problemas relacionados com a eletricidade estática, a parte estrutural, a sustentabilidade, a instalação e a rentabilidade, que surgem quando se concebem fachadas de pedra".
A superfície das placas está revestida, na sua face exterior, com uma complexa emulsão polimérica de base aquosa para que as placas mantenham a sua atração, cor e brilho durante anos. A camada ProtectPlus standard adicional é resistente aos grafitis, raios UV e sujidade. Além disso, melhora a capacidade de limpeza automática das placas e a sujidade acumulada é arrastada pela água da chuva.

Fáceis de trabalhar e económicas

Graças à sua leveza (as placas de 8 mm de espessura pesam apenas 8,4 kg/m²), as placas de revestimento exterior Rockpanel Stones são especialmente adequadas para serem usadas em edifícios de muitos andares. Como são fáceis de manusear, os tempos de instalação encurtam-se, convertendo-as assim numa solução rentável. As placas podem ser instaladas numa simples substrutura de madeira ou alumínio. Podem ser fixadas com parafusos, pregos ou rebites ocultos resistentes à corrosão. Caso se prefira, também é possível utilizar um adesivo especial. Pormenores como ângulos inusuais e características apelativas podem ser executados com precisão na obra sem necessidade de preparativos. As placas podem ser ajustadas utilizando ferramentas convencionais.
Além disso, podem-se dobrar na obra, sem qualquer tratamento prévio, para se obterem superfícies curvadas com aspeto "rochoso" ou de betão. De igual modo, as placas são muito resistentes à humidade e às mudanças de temperatura. Esta grande estabilidade dimensional permite uma montagem oticamente uniforme.

Segurança contra incêndios e sustentabilidade

A nova gama também oferece uma elevada proteção contra o fogo. “As qualidades Durable e Xtreme têm a classificação europeia B-s2, d0 para materiais de construção (em conformidade com a norma EN 13501-1). Quando são instaladas em substruturas de aço ou alumínio, as placas de fachada da qualidade FS-Xtra satisfazem os requisitos da classe europeia A2-s1, d0 para materiais de construção e, portanto, os mais rigorosos requisitos de proteção contra o fogo para fachadas de edifícios residenciais e comerciais”, garante o fabricante.
Rockpanel Stones é também “duradoura, sustentável e reciclável. Graças a isso, obteve resultados excelentes na avaliação ambiental de produção, instalação, utilização e reciclagem, e está certificada com a categoria A+ ou A do Green Guide da organização British Research Establishment (BRE). Uma avaliação oficial e independente confirma que as placas de fachada têm uma vida útil de 60 anos.
As placas Rockpanel Stones estão disponíveis nas qualidades Durable e Xtreme (a partir de 100 m²) e FS-Xtra (a partir de 100 m²), disponíveis em 1.200 mm x 3.050 mm (a partir de 100 m², também em 1.250 mm x 2.500 mm) com uma espessura de 8 mm (9 mm no caso das FS-Xtra).

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.