17 / Outubro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Extrusal lança B.095 RPT e consolida aposta na sustentabilidade

15 de Dezembro de 2014 às 11:30:50

tamanho da letra:

Materiais

A Extrusal apresenta o novo sistema de correr com rutura térmica B.095 RPT, que complementa a gama de produtos da marca dirigida às especificidades dos projetos arquitetónicos.

O B.095 RPT é composto por duas soluções: uma versão tradicional e uma elevatória ligeira. “O novo sistema de correr vai ao encontro das tendências da arquitetura contemporânea focada na iluminação natural dos espaços, através das grandes superfícies envidraçadas, e está dotado de vistas de alumínio reduzidas, permitindo a construção de janelas de envergaduras até os 3 m, perfazendo uma área envidraçada de 6 m2”, salienta a marca em comunicado.
A solução, acrescenta, “alia o design à sustentabilidade, respondendo às exigências térmicas, acústicas e de resultados AEV (permeabilidade ao ar, estanquidade à água e resistência à pressão do vento) da caixilharia”. Para além do elevado desempenho, destacam-se “a competitividade do preço, em relação a outras soluções existentes no mercado, e a fácil montagem que permite o aumento da produtividade dos profissionais da construção”.
A usabilidade do sistema resulta, segundo a Extrusal, do “fácil manuseamento e deslizamento das folhas, através da inserção de rodízios que suportam as folhas de 200Kg (opção extra de 300 Kg). O deslizamento dos rodízios é efetuado sobre perfis em alumínio, anodizados a 25µ e à cor natural, o que permite uma redução significativa do atrito das rodas. O acabamento da manete está disponível em branco, preto ou ACNA”.
A segurança, por seu turno, “é assegurada pelos mecanismos de fecho multipontos aplicados diretamente na folha. O acionamento da folha de serviço é efetuado através de um cremone e o da folha passiva por um fecho embutido, permitindo o cruzamento de ambas as folhas. Estes dispositivos caracterizam-se pela sua fiabilidade e durabilidade, não exigindo elevados critérios de manutenção nem afinações periódicas que os fechos convencionais estão sujeitos”.
O B.095 RPT é composto por diversas tipologias de abertura, de uma a seis folhas móveis, com possibilidade de imobilização de uma delas. O aro fixo é composto por um carril simples, duplo ou triplo. A montagem dos perfis do aro fixo pode ser realizada em corte direito ou à meia esquadria. Os aros poderão ainda ser dotados de perfis de remate destinados a obras de reabilitação.
Por último, para potencializar os melhores desempenhos acústicos e térmicos, o sistema admite vidros de 28 a 34 mm fixos através de bites e poliamidas exclusivas com espessuras de 22 e 24 mm. Outro aspeto em destaque foi o desenvolvimento de um perfil específico em PVC que alberga os fechos, impedindo, assim, pontes térmicas, para uma melhoria dos desempenhos térmicos dos caixilhos.

Para o escoamento das águas foi utilizado o convencional sistema de drenagem utilizado nos restantes sistemas Extrusal: perfil de soleira com tubular largo, carris dotados de pingadeiras, rasgos de drenagem estrategicamente posicionados, peças de vedação localizadas em locais críticos, utilização de vedantes em EPDM e pelúcias com membranas. Todos os canais são ventilados e drenados.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.