19 / Novembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Spin-off da Universidade de Aveiro lança gama de produtos com a CIN

13 de Maio de 2014 às 15:35:44

tamanho da letra:

Materiais

A CIN lança as novas argamassas Lacose TDMortars, especialmente indicadas para a reabilitação de edifícios antigos. Esta é, segundo a marca de tintas e vernizes, uma grande aposta na dinamização e apoio à investigação nacional, que permite à empresa e alargar o âmbito de negócio e lançar novos produtos em Portugal e noutros países.

Esta inovadora gama de argamassas foi desenvolvida por três jovens investigadores, após vários anos de investigação que decorreu na Unidade de Investigação Geobiotec e no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
“A aposta nesta nova gama permite-nos colocar à disposição do mercado uma gama de produtos de tecnologia tradicional com um desempenho atual totalmente compatível com as metodologias e tipos de materiais utilizados na construção de monumentos e edifícios antigos. Além disso, é uma forma de apoiarmos a investigação científica e a transformação da mesma em negócio através da spin-off DDL – Argamassas Tradicionais Pré Doseadas, Lda.”, afirma Pina Gomes, gestor de produto.
A preocupação pela conservação do património e a reabilitação urbana, como áreas estratégicas para o futuro das cidades e para o setor da Construção, está na base do investimento nesta gama de argamassas tradicionais, sublinha a CIN.
Por apresentar características físicas e químicas compatíveis com as argamassas antigas, salienta a CIN, “a gama Lacose TDMortars é adequada para as obras de reabilitação, restauro e conservação dos edifícios antigos. Apresentam elevada qualidade, são fáceis de preparar (basta juntar água) e aplicar. Podem também ser utilizadas em construção contemporânea, melhorando o comportamento dos edifícios em relação à micro-fissuração, à permeabilidade ao vapor de água ou à sua durabilidade”.
As argamassas Lacose TDMortars são essencialmente constituídas por cal aérea, areia e aditivos naturais e foram especialmente formuladas para colmatar algumas lacunas identificadas em argamassas antigas. Aperfeiçoaram-se alguns parâmetros que se traduzem numa aplicação mais fácil, tempo de cura mais rápido e permeabilidade e elasticidade mais elevadas.
Estas novas argamassas apresentam ainda a vantagem de serem adaptadas para interiores ou exteriores e permitirem reparações pontuais, assentamento de cerâmicas ou enchimento de roços e orifícios.
Esta parceria entre a CIN e a DDL contempla ainda a internacionalização para os mercados onde a CIN está já presente.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.