21 / Novembro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Cosentino apresenta nova superfície ultracompacta

07 de Outubro de 2013 às 14:00:33

tamanho da letra:

Materiais

A Cosentino anunciou o lançamento de Dekton by Cosentino, uma nova superfície ultracompacta com avançadas características técnicas, tanto para design interior como exterior.

O lançamento nos Estados Unidos decorreu na passada quinta-feira, com uma conferência de imprensa e abertura da exposição no Center for Architecture, em conjunto com o Archtober, um festival com a duração de um mês que celebra a arquitetura e o design em Nova Iorque.
Dekton é o mais significante produto lançado pela Cosentino em mais de uma década, totalizando mais de 22.000 horas de pesquisa e desenvolvimento. O novo produto representa um investimento de 172 milhões de dólares, incluindo a construção de uma nova fábrica state-of-the-art em Espanha. Dekton é feito a partir de uma mistura de matérias-primas usadas na produção de vidro refinado, porcelana e quartzo natural e utiliza um novo avanço de propriedades chamado Tecnologia de Sinterização de Partículas (TSP), desenvolvido exclusivamente pela equipa de I&D da Cosentino. A TSP é, essencialmente, uma versão acelerada do processo de formação de rocha metamórfica que ocorre na natureza, onde a rocha é submetida a um calor intenso e pressão ao longo de milhares de anos. “Para fabricar Dekton, a Cosentino reduziu este processo a quatro horas, com extremos de calor e pressão. O resultado é uma superfície ultracompacta com resistência única UV, força e desempenho excecional, alta resistência ao impacto, riscos e à abrasão para uso em áreas de tráfego intenso e tem baixa absorção de água. Também proporciona a resistência ao choque térmico contra o calor, congelamento e descongelamento, permitindo que o produto seja utilizado no exterior, em qualquer clima”, explica o fabricante, acrescentando que “esta poderosa combinação permite que Dekton seja utilizado em várias aplicações arquitetónicas, incluindo pisos, revestimentos, escadas, fachadas exteriores, bancadas de cozinha, casas-de-banho, rebordos de piscinas, entre muitas outras superfícies em casa ou comerciais”.

Parceria  com o arquiteto de renome e seis empresas emergentes

A exposição Surface Innovation: Redefining Boundaries of Interior and Exterior Spaces mostra a “rigorosa investigação, desenvolvimento e inovação liderada pela Cosentino para dar a conhecer Dekton ao mercado, apresentando conceitos originais desenvolvidos por seis empresas de arquitetura emergentes nova iorquinas incluindo: Architecture in Formation, Desai/Chia Architecture, Easton+Combs, Manifold ArchitectureStudio, Moorhead & Moorhead e SOFTlab. Conhecidos pela sua inovação e abordagens criativas, estes apresentam seis diferentes conceitos de design utilizando o novo material, Dekton, mostrando novas formas de pensar e utilizar as superfícies e a relação entre espaços interiores e exteriores”, afirma a Cosentino em comunicado.
“A Cosentino é apaixonada pela inovação e Dekton representa uma importante evolução na categoria das superfícies. Foi uma aliança natural para trabalhar com empresas dedicadas a inovar e definir o futuro da indústria. Esta exposição reúne as energias criativas de alguns dos mais talentosos jovens arquitetos em Nova Iorque”, disse Eduardo Cosentino, CEO da Cosentino North America.
Tendo como base o design emergente com a arquitetura mundial de renome, a conferência de imprensa contou com a presença do arquiteto Daniel Libeskind, que anunciou que está a trabalhar com o novo material Dekton para criar Beyond The Wall, uma escultura permanente na sede mundial da Cosentino, em Espanha. O projeto será apresentado por Libeskind, em Espanha, no final de novembro de 2013.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.