19 / Novembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Revestimentos de cortiça da Amorim no Victoria and Albert Museum

25 de Setembro de 2013 às 11:14:16

tamanho da letra:

Materiais

A Corticeira Amorim e o estúdio de design e arquitetura FAT – Fashion Architecture Taste marcaram presença no London Design Festival, que se realizou entre 14 e 22 de setembro, com um inovador projeto desenvolvido a partir de um piso de cortiça natural

O resultado final pode ser visto na ponte das Galerias Medievais e Renascentistas do V&A Museum, o principal palco do evento.
Apresentando uma abordagem vanguardista de um piso de cortiça – um dos principais produtos da indústria – o projeto convida o visitante a descobrir as propriedades visuais e táteis de cortiça, desafiando, em simultâneo, a perceção existente do material.  Através deste projeto, será ainda possível testemunhar outras mais-valias intrínsecas a um piso de cortiça, entre as quais se destacam a performance de isolamento, aos níveis térmico e acústico.
Segundo Sean Griffiths, arquiteto principal do estúdio FAT,“tem sido uma experiência fascinante entrar, (...) no universo da cortiça. A cortiça natural é um verdadeiro material do século XXI, altamente sustentável e que tive o privilégio de conhecer nas suas múltiplas aplicações. Simultaneamente, a cortiça possibilitou-nos uma nova abordagem no nosso método de trabalho. A cortiça é suportada por uma estrutura geométrica complexa e o principal objetivo do projeto foi captar a relação entre estes aspetos. O próprio design do projeto evidencia as fortes qualidades visuais, acústicas e tácteis do material.”
O piso é composto por uma série de mosaicos de cortiça, dispostos de forma a criarem um padrão geométrico visual de repetição, baseado na própria estrutura celular da cortiça. Coincidentemente, o padrão remete também para certos traços arquitetónicos da região do Douro, onde é frequente encontrar padrões de azulejos geométricos.
Para António Rios de Amorim, presidente da Corticeira Amorim, ” a parceria da Corticeira Amorim com o London Design Festival é uma oportunidade impar para demonstrar a possibilidade de personalizar o design do nosso piso de cortiça Wicanders®. Combinando a criatividade do estúdio FAT com as capacidades técnicas inigualáveis da cortiça, foi possível criar uma fascinante perspetiva contemporânea de um pavimento de cortiça natural".
O London Design Festival é um evento anual que, em setembro, transforma Londres na capital mundial do design. A participação da Corticeira Amorim no evento faz parte de uma estratégia de inovação desenhada para atrair a atenção da comunidade criativa internacional para o potencial da cortiça natural, aplicada, neste caso concreto, em soluções de piso inovadoras.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.